As máscaras de tecido funcionam mesmo e são seguras contra o coronavírus / covid-19?

Já há algumas semanas estamos vendo diversas matérias na TV sobre a recomendação do isolamento social, a distancia social, e especialmente o insistente aviso para que, caso tenhamos que sair, usemos a máscara de tecido para nos proteger contra o cornoavírus.

A grande verdade é que as máscaras de tecido se tornam grandes aliadas contra o corona, já que protegem o contato das mãos e objetos com a boca e protegem contra as gotículas (que podem voar quando as pessoas espirram ou tossem) e partículas contaminadas.

As máscaras são grandes aliadas e são uma proteção a mais, porém elas também podem ser contaminadas pelo contato, e se usadas indevidamente não conseguirão evitar a contaminação.

Assim, é importante que ao usá-las se atente ao modelo, se a cobertura da face está adequada, colocada do queixo até aproximadamente metade do nariz, e cobrindo bem as bochechas também.

É preciso ainda prestar muita atenção no caso delas começarem a ficar úmidas (por causa até da nossa própria respiração). Caso isso aconteça, troque sua máscara na mesma hora trocá-las caso as perceba assim.

Além disso, ao retirar a máscara evite que você toque qualquer parte do seu rosto. A retire pelos elásticos que envolvem a sua orelha para prendê-las

Por fim, ao retirar sua máscara de tecido é importante lavar bem as suas mãos com sabão (aproximadamente 10 a 15 segundos) e lavar a máscara utilizada com sabão neutro antes de usá-la novamente.

Mesmo que não exista uma comprovação científica sobre o uso delas, a experiência com a H1N1 mostrou na prática a eficiência na proteção e redução de riscos na contaminação, portanto, a maioria dos governos e órgãos de saúde do mundo têm comunicado e solicitado insistentemente que as pessoas utilizem esse tipo de máscaras de tecido caso tenham que sair de casa e caso não consigam encontrar as máscaras cirúrgicas, máscaras de TNT e máscaras N95.

Com a falta destes modelos de máscara no mercado, e quando encontradas são comprados valores abusivos, os meios de comunicação aproveitaram para divulgar o uso das máscaras de tecido ou inclusive que as pessoas improvisem uma máscara com um tecido 100% algodão, dobrado para que fique com camada dupla e utilizando dois elásticos para poder posicioná-la corretamente e fixá-la.

Então reforçando, o Ministério da Saúde do Brasil e todos os meios de comunicação têm sugerido a todos os brasileiros que precisam sair por alguma razão, que usem as suas máscaras.

Nas grandes cidades, onde nas últimas semanas as pessoas começaram a sair do confinamento, já se têm até cogitado a obrigatoriedade futura do uso de máscaras, e algum tipo d penalização como multa, podendo chegar até a prisão.

O uso de máscaras deve ser feito por todas as pessoas, principalmente os idosos ou pessoas consideradas grupo de risco (diabéticos, pessoas com pressão alta e problemas no coração e etc.).

Por fim, evite sair. Pense não só em você, mas também nas outras pessoas e vamos coletivamente colaborar para tentar controlar e acabar com essa pandemia. E como todos já sabem, lavem constantemente as mãos com sabão!

Clique aqui para ler como usar sua máscara de tecido e como colocar corretamente a máscara em seu rosto para a prevenção de contaminação pelo coronavírus / covid-19.

#juntoscontraocorona

Referência: https://espanol.cdc.gov/enes/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/diy-cloth-face-coverings.html

5/5

Pessoas que leram esse post também viram:





as máscaras funcinam mesmo contra o coronavírus ccomo usar máscaras como higienizar márcaras como lavar máscaras como utilizar máscaras mascara mascara corona virus mascara covid N95 máscara de tecido máscara N95 máscaras mãscaras de tecido máscarás protegem contra o coronavírus máscaras são seguras contra o coronavírus quando usar máscaras

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido!
Open chat
Precisa de ajuda?