criar um discurso que vende

Como criar um discurso que vende: discurso de elevador

Aprenda as etapas para criar um discurso que vende e atrai novos clientes

Antes de mais nada, criar um discurso que vende, é fundamental para a sobrevivência do seu negócio.

Por exemplo, imagine a seguinte situação: você está participando de um evento no seu setor de atuação e de repente uma pessoa pergunta o que você faz. “Eu vendo matérias-primas para fazer hamburgueres“, você responde, enquanto entrega seu cartão de visita. Enfim, a conversa não dura muito. Em um evento lotado de pessoas, esse pode ser só mais um encontro e uma breve conversa como tantas outras. Mas essa pessoa é o dono da maior cadeia de hamburguerias do país. Portanto, para o seu negócio, foi uma grande oportunidade perdida.

Como empreendedores, precisamos estar prontos para aproveitar ao máximo qualquer oportunidade de fazer um novo contato comercial, falar sobre nosso valor competitivo e diferencial e para fechar um acordo.

A primeira coisa que deixamos de fazer é falar para as pessoas o que fazemos em poucas palavras para, assim, despertar o interesse de nosso interlocutor.

É justamente sobre isso que se trata o chamadodiscurso de elevador. Em resumo, ele é uma apresentação curta, clara e atraente sobre por que somos a melhor opção do mercado.

Qualquer hora é um ótimo momento para você incorporar essa ferramenta de vendas à sua estratégia.

Contudo, criar um discurso que vende é um pouco mais complicado do que parece. Mas, com as dicas deste post você conseguirá.

Antes de mais nada, lembre-se que sua resposta deve ir muito além de responder a uma pergunta simples. Ela deve impactar, intrigar e até inspirar seu interlocutor.

Todo empreendedor aprende a investir. Clique aqui e conheça os Cursos: Método Trade Milionário e o Método Win Milionário

O primeiro passo é ter em mãos as informações mais importantes sobre sua empresa, sua oferta e seu segmento de mercado. Pergunte a si mesmo:

  • Como você está lidando com a “dor do mercado e dos seus clientes”?
  • Por que sua proposta de valor é excepcional?
  • O que você realmente faz? Por exemplo: você fornece consultoria em relações públicas ou “fala das pessoas famosas que atende”? Seja criativo na resposta.

Chegou a hora de trabalhar em seu discurso de elevador. Vou te ensinar isso, através de uma fórmula simples de três etapas.

As 3 etapas para um discurso de elevador

1. Concentre-se no problema enfrentado pelo seu mercado. Assegure-se que seu produto ou serviço podem resolvê-lo. Isso despertará imediatamente a atenção da pessoa com quem você está falando e o fará ouvir você.

2. Apresente imediatamente sua oferta: “Então, o que faço é …”

3. Por fim, explique claramente qual é o seu valor agregado e porque você ou sua empresa é a melhor opção para ele

A fórmula é simples. Mas, os desafios estão em criar um discurso que seja curto (não deve durar mais de dois minutos) e não que caia em um lugar comum. Para guiá-lo, aqui estão alguns exemplos de um bom discurso de elevador:

Por exemplo, você pode falar para um profissional de marketing que trabalha com matérias-primas para pastelarias:

“Você sabia que o desperdício de matérias-primas é a principal causa da baixa rentabilidade das pastelarias? Eu não vendo apenas farinha ou óleo. Eu ofereço uma solução abrangente de fornecimento de insumos. Assim, meus clientes precisam só se preocupar em preparar os pastéis mais deliciosos do mundo. E eu cuido do resto.”.

Do mesmo modo, pode falar o seguinte para uma agência de marketing digital:

“A maior barreira para o crescimento dos negócios não é a falta de capital ou a concorrência acirrada. A barreira está na sua dificuldade em transmitir o valor real da sua oferta em um oceano de informações. Eu posso ajudá-lo a melhorar a mensagem da sua empresa.”.

Aprenda Espanhol ou Japonês online para ampliar seus negócios para outros mercados em expansão.

Um discurso de elevador não é apenas uma mensagem. Ele é um discurso que pode ajudar a gerar mais negócios. Pode também te ajudar a impulsionar o crescimento da sua empresa.

Com esses elementos, comece a trabalhar em seu discurso. Pratique-o. Faça seus primeiros testes com amigos. Em seguida, teste com clientes atuais. E, então faça os ajustes necessários.

Se você gostou, comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

como aumentar minhas vendas como criar um discurso de elevador como criar um discurso que vende como incrementar vendas como vender mais discruso que vende discurso de elevador discurso vendedor elevador etapas para criar um discurso que vende

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Open chat
Precisa de ajuda?