Reinvente-se sempre

O que é se reinventar

Para entender, primeiro temos que entender o que é inventar. Segundo os dicionários a palavra inventar vem da palavra inventum ‘invenção’ + -ar em latim. É verbo transitivo direto que chama a ação para descobrir, criar (algo que se não havia concebido, fabricado etc.), elaborar mentalmente; urdir, arquitetar, imaginar (as vezes algo que não existe); fantasiar, decidir, resolver.

Reinventar, também vem do latim, é a soma do sufixo RE + Inventar, ou seja, o ato de inventar novamente.

Nós já nascemos nos inventando, e a partir da primeira invenção de nós mesmos, ao longo da vida, e de acordo com as circunstâncias, somos chamados a nos reinventar.

Na prática reinventar-se é quando você decide se transformar, fazer algo de maneira diferente, aprender e buscar coisas novas para fazer, se permitir viver novas experiências e conhecimentos, sair da sua zona de conforto e mudar a sua rotina, visual, pensamentos, conhecimentos, crenças… É também um processo de evolução, onde nos adaptamos ou nos obrigamos a nos adaptar para o novo diante das mudanças e desafios que deparamos. As vezes é inclusive um processo de sobrevivência diante da vida ou uma situação.

E o que impede uma pessoa de se reinventar?

A passividade e o comodismo das pessoas em querer manter sua rotina, fazer tudo igual sempre, da mesma maneira, não querer sair da sua zona de conforto. Essa passividade toma conta delas, e dificulta ainda mais que elas tomem decisões importantes para mudar.

Em muitos casos esse comodismo uma passividade e um medo das pessoas mudarem em situações difíceis, como se elas esperassem que os problemas fossem se resolver sozinhos se isentando de qualquer responsabilidade em fazer algo para justamente se reinventar e mudar as situações.

Tem também as pessoas que já não pensam em seu futuro, e estão satisfeitas como tudo está. Preferem sobreviver a VIVER deixando a vida rodar evitando fazer grandes transformações e esperando que nunca seja necessário reinventar-se.

Mas quem aqui nunca teve que se reinventar?

Vira e mexe a vida, seja através de mudanças, de necessidade, de desejo por coisas novas acaba nos fazendo o convite para que nos reinventemos.

Não seria melhor diante de tudo isso estarmos em constante reinvenção de nós mesmos?

Com certeza a resposta que ecoou dentro de você foi um grande SIM!

Quando me reinventar? Como me reinventar?

O quando acontece naquele momento que você sente e sabe que precisa fazer as coisas diferente, que precisa buscar coisas diferentes, quer fazer algo diferente em um aspecto da sua vida seja ele por simples desejo ou para superar os desafios e situações. Já o como seguem 8 etapas

  1. Persistir e não desistir: Reinventar-se é um processo que deve acontecer todos os dias, é ininterrupto. Ainda que tenha que começar tudo do zero, persista e não desista.
  2. Carpe diem: Viva o agora, viva o presente e viva este momento. Já não sofra pelo passado e nem fique ansioso pelo futuro
  3. Mantenha o Otimismo: Dê o seu melhor em tudo que fizer. Em um determinado momento você encontrará algo que realmente te faz feliz, que te deixara apaixonado, e aí com prazer, você focará no que tem que realmente focar e como consequência alcançar a tranquilidade para resolver qualquer coisa.
  4. Invista em você: Busque de reinventar sempre. Seja com uma maquiagem nova, seja com um programa de exercícios, seja com novos conhecimentos, seja criando ou aperfeiçoando um Hobby, seja aprendendo a se conhecer melhor, seja querendo empreender…Mas reinvente-se constantemente.
  5. Bote fé em você mesmo: Já não preste atenção no que os outros vão opinar quando decidir se reinventar sempre. A maioria das pessoas se incomodam com isso porque elas mesmas têm medo de se reinventar.
  6. Tenha um guia: Não sabe por onde começar? Procure um mentor, um professor. Aprenda com ele e siga os ensinamentos. mas não o copie; faça do seu jeito.
  7. Inove: Busque conhecer novas pessoas, novos lugares, novos estilos, novas crenças e isso já irá contribuir para que você mude a sua rotina.
  8. Não complique: Transforme todos os seus sonhos em um só. É mais fácil focar em alcançar um sonho que gastar energia com vários.

Sonhar é o começo da sua reinvenção

A maioria das pessoas se reinventam quando sonha. Seja para buscar um novo emprego, seja pelo corpo perfeito, seja pela aparência perfeita, seja para abrir seu próprio negócio ou até para cuidar de sua mente e espírito.

O início de uma reinvenção sempre começa com um sonho que nos faz correr atrás de nossos objetivos e a melhorarmos para podermos alcança-los.

Agora você consegue entender porque tantas empresas investem em coaching e porque surgiram tantos consultores nessa área; principalmente de PNL – Programação Neurolinguística.

A PNL é uma excelente técnica, repleta de ferramentas que são capazes de mostrar as habilidades e capacidades das pessoas, e justamente por isso, um profissional que já passou por um PNL acaba se diferenciando no mercado. Se diferencia, pois, se conhece bem e está mais preparado para reinventar-se sempre, logo está mais preparado para alcançar rapidamente os resultados que uma empresa espera dele a curto prazo.

Ferramentas tidas como esotéricas/holísticas também são ótimas ferramentas que ajudam muitas pessoas no seu autoconhecimento e consequentemente no entendimento do que devem melhorar, ou seja, reinventar nelas mesmas.

Bom, seja qual for a razão, o estímulo ou a necessidade, como dissemos é preciso se reinventar sempre. Essa é uma aptidão inerente de todo ser humano. Quem não muda não se adapta e se não se adapta não avança.

Leia também: Ho´oponopono – O Segredo havaiano do perdão

Pessoas que leram esse post também viram:

como me reinventar como reiventar curso online maquiagem pnl programação neurolinguística reinventar reinvente-se se reinventar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Open chat
Precisa de ajuda?