Como criar empresa no Google e aumentar sua visibilidade?
Desde já, tenha em mente que criar empresa no Google não é tão fácil e simples como parece. Mas também não é um bicho de 7 cabeças.
Atualmente, o Google é um dos maiores aliados de qualquer empresa. Afinal, o Google já não é apenas um buscador. Enfim, hoje em dia o Google criou um número enorme de ferramentas que permitem às marcas marcarem a sua presença na Internet para obterem os melhores resultados de vendas. Para criar empresa no Google, você usará uma dessas ferramentas, o Google Meu Negócio.
Portanto, antes que você me pergunte o porque você colocaria sua empresa no Google Meu Negócio, por ser complicado, ou por ser um negócio local, leia atentamente a esse post.
Finalmente, não se esqueça que as pessoas acessam a Internet para tomar qualquer decisão de compra de um produto ou serviço. Portanto o Google Meu Negócio vai se tornar a melhor ferramenta para a sua empresa, pois possibilitará que os clientes conheçam o seu negócio, conheçam sua localização, saibam sobre o seu horário de funcionamento, e principalmente, poderá ver a avaliação do seu negócio feita online por outros clientes.
O que é o Google Meu Negócio?
O próprio Google o define como uma ferramenta gratuita e fácil de usar para empresas e organizações gerenciarem sua presença online, incluindo Pesquisa e Mapas. Dessa forma, você pode ajudar os clientes a encontrarem sua empresa. Da mesma maneira por contar a história de sua empresa.
Este serviço foi lançado em 2014 para unificar em uma só ferramenta as funcionalidades do Google Places e as páginas de empresas do Google+.
Em resumo, esse serviço do Google possibilita que você divulgue o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos das buscas no Google Mapas.
Que informações da minha empresa poderei inserir ao criar empresa no Google Meu Negócio?
Em primeiro lugar, adicionar dados de contato da sua empresa. Como por exemplo, o seu endereço, o seu site e os seus números de telefone e celular.
Em segundo lugar, inserir e mostrar a localização da sua empresa no Google Mapas. Por conseguinte, poderá incluir um tour virtual da sua empresa e o usuário poderá facilmente localizar e traçar uma rota para chegar ao seu negócio.
Mostrar o horário de funcionamento do seu negócio. Igualmente, mostrar os horários com maior movimento.
Do mesmo modo, mostrar fotos do seu negócio.
Ainda, mostrar os comentários e avaliações de outros clientes que já conhecem o seu negócio.
Por fim, usar e compartilhar essa informação da sua empresa em outras mídias sociais.
Quais são os benefícios de criar empresa no Google Meu Negócio
Primeiramente, você poderá gerenciar as informações da sua empresa
Você sabia que as empresas que inserem suas informações no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem reconhecidas e encontradas pelos clientes? Portanto, você poderá gerenciar todas essas informações que os usuários do Google encontram quando procuram sua empresa Igualmente que procuram pelos produtos ou serviços que você ou sua empresa oferecem. Portanto, seus clientes terão acesso a informações atualizadas da sua empresa de forma simples e fácil. Ou seja, basta uma simples busca.
Em segundo lugar, você poderá interagir com os seus clientes
Para começar imagine poder responder online, de uma forma que todos possam ver, Às perguntas, sugestões ou opiniões dos seus clientes? Pois é isso que essa funcionalidade da ferramenta permite. Além disso, poderá publicar fotos e ofertas no seu perfil. Isso mostrará as qualidades que tornam a sua empresa única. Portanto, você dará ainda mais motivos aos clientes para escolher a sua empresa para comprar algo.
De acordo com o Google, as empresas que inserem fotos aos seus perfis comerciais recebem 42% mais cliques solicitando a direção e rota no Google Mapas e 35% mais cliques para visitação dos seus sites do que aquelas que não o fazem.
Ainda, terá acesso a métricas para poder expandir ainda mais a sua presença online
O Google Meu Negócio mostra estatísticas sobre como os clientes pesquisaram sua empresa. Da mesma forma, mostra de onde eles vieram. Ou seja, vieram através de uma busca ou de outro site? Ainda, terá acesso a diversas informações. Como por exemplo, o número de pessoas que ligaram para sua empresa diretamente do número de telefone que aparece nos resultados da pesquisa.
Além disso, você poderá criar campanhas inteligentes quanto mais informações estatísticas você tiver. Finalmente, poderá monitorar o desempenho para divulgar da sua empresa no Google Meu Negócio.
Ainda, poderá informar sobre os itens de acessibilidade da sua empresa
Enfim, muitas pessoas pensam que isso não é importante. Porém muitas pessoas buscam conhecer os itens de acessibilidade da sua empresa. COmo por exemplo, se tem banheiros, se tem área de descanso. Da mesma forma, se tem área para crianças. Ainda, se tem rampa de acesso para cadeirantes elevadores e etc.
Por fim, poderá criar um site Google de forma automática para sua empresa no Google Sites
A saber, o site criado no Google Sites é um site profissional e gratuito. Você pode configurá-lo em apenas alguns minutos. Enfim, ele é criado automaticamente com as informações de seu perfil no Google Meu Negócio. Igualmente é atualizado automaticamente quando você faz alterações em seu Google Meu Negócio.
Ademais, existe uma gama enorme de temas, ou seja, templates com visuais prontos, atraentes que você pode escolher para o seu site.Por fim, poderá oferecer aos seus clientes mais uma maneira de interagir, conhecer e entrar em contato com você ou com a sua empresa.
Como criar empresa no Google meu negócio?
Aqui vou ensinar o passo a passo para você criar empresa no Google Meu Negócio.
Assim, vamos ao passo a passo em 5 passos para criar empresa no Google Meu Negócio.
Acese a página da plataforma e faça o seu login.
Primeiramente acesse a página do Google Meu Negócio.
Em seguida, você deveclicar no botão “Fazer Login” na parte superior da Página. O login será o mesmo usado para entrar no seu Gmail. A propósito, se você já for cadastrado no Google, será direcionado para a próxima etapa.
Digite o nome da sua empresa em “Encontre e gerencie sua empresa”
Após digitar o nome se sua empresa, aperte enter na tecla do seu computador ou celular. Então o sistema buscará se não existe nenhuma empresa com esse nome, ou se não existe um cadastro anterior da sua empresa.
Digite o nome da sua empresa em “Nome da Empresa”
Então, depois de digitar o nome correto de sua empresa, clique em “Próxima”
Escolha uma categoria
Enfim, escreva qual é a melhor categoria que define o seu negócio.
Conforme você digita a categoria que acha ser a ideal para a sua empresa, o próprio Google te mostrará embaixo as categorias que ele tem para que você a escolha.
Mas, não se preocupe. Você poderá alterar ou inserir mais categorias depois que terminar o seu cadastro na ferramenta.
Insira dados da sua empresa
A ferramenta vai te levando tela a tela com perguntas. Como por exemplo, localização física para que clientes visitem seu negócio, onde você atende os seus clientes, país onde você está, número de telefone, site…A cada pergunta, depois de respondê-la, clique em próxima.
Importante: Mesmo que você não tenha um endereço físico, em um determinado momento o Google pedirá um endereço físico para envio de um código. Esse endereço não aparecerá para ninguém. Enfim, ele servirá apenas para o envio desse cartão com o código que será a comprovação de que a empresa registrada é sua.
Quando receber seu cartão pelos correios, o que demora normalmente 12 dias úteis, entre novamente no Google Meu Negócio, faça login e clique em “Saiba Mais” no campo que diz “Verificação pendente”. Você será levado passo a passo para verificar o seu site.
E Voilá! Sua empresa efetivamente você terá terminado de criar empresa no Google Meu Negócio.
Como aproveitar o melhor da plataforma depois de criar empresa no Google Meu Negócio?
Assim como em outras estratégias de marketing, otimize o seu Google Meu Negócio com as melhores práticas
Afinal, os novos clientes não vão chegar nas suas informações só porque ela aparece no Google Mapas.
Aqui vão algumas dessas melhores práticas que você deve aplicar depois de criar empresa no Google Meu Negócio.
Mantenha as suas informações sempre atualizadas
Jamais deixe de atualizar as informações de endereço, telefones, site, horários e etc. no Google Meu Negócio.
Afinal, não existe nada pior e mais frustrante para um cliente potencial que buscar essas informações e elas estarem incorretas. Em resumo, isso gera uma grande possibilidade de você perder um cliente e uma venda.
Igualmente, se você abrir uma filial do seu negócio ou da sua empresa, insira os dados dessa filial no Google Meu Negócio.
Monitore as estatísticas e interações dos seus clientes
No seu painel de controle, além de inserir e editar conteúdos e informações, você poderá ver e monitorar os resultados e estatísticas sobre o seu perfil no Google meu negócio.
Como por exemplo,
- A avaliação média que seus clientes te deram.
- O número de comentários feitos. Inclusive, aqueles que você ainda não respondeu.
- As visualizações, cliques e seguidores do seu perfil.
- As ligações feitas através de clique em seu telefone.
- As rotas traçadas pelo público para chegar ao seu negócio.
Em resumo, isso vai te trazer mais controle para gerenciar seu perfil. De igual maneira, mais informações para você adaptar o seu negócio às necessidades dos seus clientes. Por fim, te poderá trazer ideias para campanhas ou insights para implementar novos produtos, serviços ou melhorias.
Busque sempre por boas avaliações dos clientes
O boca a boca sempre foi a melhor propaganda. Ou seja, a opinião de outros clientes acaba sendo um dos pontos que mais influenciam na decisão de compra dos clientes. Normalmente, essas avaliações geram mais influência do que qualquer tipo de publicidade institucional ou promocional. E o melhor, é de graça.
Portanto, é fundamental trabalhar duro para conseguir receber avaliações positivas. Definitivamente, isso é possível prestando um atendimento impecável na empresa. Do mesmo modo, nas redes sociais. Além disso, oferecer ofertas verdadeiras e relevantes, preços competitivos,responder aos comentários, perguntas e opiniões e etc.
Informações importantes sobre o Google Meu Negócio
Ele tem um aplicativo gratuito para dispositivos móveis. Ou seja, tudo o que você faz no site você pode fazer no aplicativo Google Meu Negócio. Por fim, os recursos aprimorados facilitam o gerenciamento ou a criação de um perfil de negócios de qualquer lugar.
Ao criar empresa no Google Meu Negócio você estará complementando e reforçando o seu site. Portanto, ele trará uma maior visibilidade do seu site na Pesquisa do Google e no Google Mapas. Além disso, você pode adicionar um link para o seu site no seu Perfil do Google Meu Negócio.
Para verificar sua empresa, você deve inserir um endereço comercial que o Google possa localizar. Mesmo que você não tenha um endereço físico, o Google exigirá um endereço físico para enviar seu cartão de verificação. Porém, esse último endereço fornecido não aparecerá para os seus cliente. Certamente, você deve verificar sua empresa, pois isso permite que o Google confirme que você é o proprietário legítimo dela.
Conclusão
Não aproveitar as vantagens de criar empresa no Google Meu Negócio, é um erro grave que nem você, nem a sua empresa, podem cometer.
Lembre-se que se você não estiver no Google você não existirá para muitos dos seus potenciais clientes. Logo, estará perdendo de ser conhecido e de gerar vendas.
Mas lembre-se é fundamental que as informações do seu perfil estejam sempre atualizadas. E por fim, que sempre responda aos comentários, opiniões, avaliações e sugestões dos usuários.
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Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.
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