Marketing de Afiliados. O que é? Como funciona?

Marketing de Afiliados: Como Ganhar Dinheiro com ele

O que é Marketing de Afiliados? Como ganhar dinheiro com o Marketing de Afiliados? Marketing de afiliados funciona? Quais são as melhores plataformas de marketing de afiliados?

Atualmente, o marketing de afiliados é uma forma muito lucrativa de gerar renda passiva. Graças a grande variedade de e-commerces, promover os produtos ou serviços de terceiros é talvez o melhor negócio online que você pode fazer.

Porém, lembro que os lucros nesse tipo de negócio não vêm rápido com esse tipo de negócio. Mas, como qualquer outro negócio, com empenho, e uma estratégia coerente e sólida você pode ganhar dinheiro com o marketing de afiliados.

Para te ajudar a dominar o marketing de afiliados, elaborei este guia que explica todos os aspectos, as definições e as práticas desse tipo negócio.

O que é o marketing de afiliados?

Primeiramente, o marketing de afiliados é uma estratégia de negócios que gera receita através de uma recomendação. Atualmente, sua aplicação mais comum tem sido a recomendação de produtos e de serviços digitais. Do mesmo modo, sua aplicação ocorre com as práticas e com as ferramentas utilizadas para a monetização.

Ou seja, é uma ideia de negócio online lucrativo que funciona através de uma relação colaborativa entre marcas, que buscam promover e vender seus produtos, e um afiliado. Enfim, esse afiliado recebe uma comissão por seus resultados. Assim sendo, cada vez que o afiliado promove os produtos e os serviços em seus canais de preferência, e que ele efetua uma venda, ele recebe uma comissão por essa venda.

É interessante e é um negócio lucrativo para a empresa. Afinal, ela só pagará quando um de seus produtos for realmente vendido. Além disso, seus produtos e seus serviços terão uma divulgação muito maior. Do mesmo modo, a um custo muito mais baixo. Igualmente é um negócio lucrativo para os afiliados. Afinal, eles podem construir um negócio inteiro de forma automática e com baixo custo. Ou seja, esse modelo lhes permite ganhar dinheiro online ou ganhar um dinheiro extra.

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Como funciona o marketing de afiliados

Para começar, avalie essa modalidade de como gerar renda passiva online. Então é importante que você saiba que existem 3 conceitos fundamentais que você deve dominar. Afinal, eles são base para esse tipo de estratégia de marketing.

O Anunciante

É a empresa ou a pessoa que disponibiliza a promoção de seus produtos e serviços por meio de um anúncio ou de um link vindo de uma plataforma de afiliados. Porém, o anunciante não paga pela divulgação e pelo uso de seu link do afiliado ou post. Mas, paga para quem o divulgou ou o usou a cada vez que ele realizar uma conversão completa. Ou seja, de acordo com a ação determinada pelo anunciante ao afiliado. As plataformas mais comuns para essa divulgação são um blog ou um site. No entanto, as redes sociais também se tornaram um canal fundamental para lucrar com esse tipo de negócio online.

O Afiliado

Para começar, ele funciona como um parceiro. Sendo assim, se você quiser ser um afiliado, você será o responsável e o dono do canal de promoção dos produtos e serviços. Portanto, nesse tipo de negócio online você concorda em recomendar os produtos e serviços da empresa em troca de receber uma comissão por cada venda que você realizar. 

Obviamente, fica claro que você apenas divulgará produtos e serviços pertinentes ao negócio online do seu site ou blog. Da mesma forma, divulgará as coisas que são úteis ou desejadas por quem visita seu blog ou segue você.

Por exemplo, mão adianta você querer divulgar produtos ou serviços para bebês em seu blog ou site se você fala sobre finanças. Afinal, a chance de você vender algo seria muito remota. 

É o link que levará uma pessoa ao site ou aos produtos e serviços anunciados. Enfim, esses links têm um código único que serve para identificar o afiliado e então comissioná-lo. Normalmente é um código que identifica que aquele link é do afiliado “X”. Do mesmo modo, você pode acompanhar a performance do seu código para verificar a rentabilidade alcançada. Igualmente, as comissões a serem cobradas da empresa.

Frequentemente, a própria plataforma de afiliados, ou a empresa, disponibiliza um relatório para que você possa fazer esse acompanhamento.

Você também pode marcar com pixel todas as páginas, os links e os anúncios divulgados. Assim, poderá fazer todo o acompanhamento deles na plataforma que você fez a sua divulgação.

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Para começar, você deve aderir a um programa de afiliados lucrativos. Ou, da mesma forma, entrar em contato diretamente com as empresas para se oferecer como parceiro. Normalmente os programas de afiliados já têm uma comissão pré-definida a ser paga pela venda de um por produto ou serviço. Estas comissões podem ser pagas de diversas maneiras. Então, fique atento ao se afiliar a algum produto. Seguem abaixo os tipos de comissionamento existentes:

Conversão

Click

Você recebe a comissão de acordo com o número de visitantes que você levou para o produto, para o serviço ou para a página.

Formulário

Você recebe a comissão toda vez que um usuário que você indicou preenche completamente um formulário. Afinal, ele passa a ser um lead qualificado.

Vantagens e desvantagens dos programas de marketing de afiliados

O marketing de afiliados, como qualquer negócio, tem os seus prós e os seus contras. Portanto, listo abaixo ambos. Assim, você poderá chegar à conclusão se esse é o tipo de negócio online que você busca para ganhar dinheiro online ou para ganhar dinheiro extra.

As vantagens do marketing de afiliados

  • Não há necessidade de criar os produtos. Da mesma forma, não é preciso fazer toda a gestão administrativa e nem a logística do negócio online.
  • O suporte ou o atendimento ao cliente não é sua responsabilidade. Mas, sim da empresa a quem você se afiliou.
  • Uma vez que você cria uma boa estratégia, esse negócio pode ser um negócio lucrativo. Por conseguinte, exigirá pouca administração de sua parte.
  • A sua atuação é temporal. Ou seja, você age de acordo com o seu tempo e a sua disponibilidade. Portanto, isso te trará uma maior flexibilidade Logo, você poderá trabalhar com diferentes empresas. Por conseguinte, após efetuar os testes, poderá escolher as mais favoráveis e as mais lucrativas para o seu negócio.
  • Ao recomendar os produtos e os serviços de qualidade, que ajudam ou resolvem um problema dos visitantes do seu site ou blog, você melhora a sua reputação.
  • Por fim, as empresas podem crescer sem correr riscos. Finalmente, elas conseguem adquirir uma excelente força de vendas sem ter que investir tanto. Afinal, ela paga apenas as comissões de seus afiliados sem ter que selecionar, contratar e ter gastos empregatícios com funcionários para a área comercial.

As desvantagens do marketing de afiliados

  • Em primeiro lugar, montar sua estratégia de marketing de afiliados pode levar um tempo considerável. Portanto, isso depende do seu conhecimento inicial sobre o marketing digital. Igualmente, sobre o marketing de afiliados. Mas lembre-se, você deve construir uma base bem sólida. Ou seja, como se estivesse vendendo seus próprios produtos ou os seus próprios serviços.
  • Em segundo lugar, a quantidade de divulgações, de anúncios e de promoções, que você pode fazer em um determinado período de tempo, é limitada. Ou seja, você não pode, e não basta, simplesmente vender. Por exemplo, o excesso de links de afiliados pode resultar em penalidades do Google. O Facebook também não aceita mais os links de afiliados. Portanto, ao usá-los o Facebook pode bloquear a sua conta de anúncios. Então para o Facebook é necessário que o link seja mascarado com o bit.ly por exemplo, ou com um link da sua estrutura, como os que a Ferramentas Ninja são capazes de criar.
  • Por fim, se uma empresa escolher um afiliado ruim, perderá tempo e recursos investidos na criação de links, de imagens ou de banners.

Como começar com o Marketing de Afiliados? Saiba o básico para criar uma página de afiliados

Todas as sugestões abaixo são indispensáveis e obrigatórias.

Crie credibilidade.

Para começar, entenda que não se trata de enganar as pessoas ao recomendar qualquer produto. Ou seja, você deve recomendar aqueles que você usaria. De igual maneira, os que fazem parte do seu dia a dia, do seu trabalho, da sua paixão ou do seu estilo de vida. Portanto, entenda e respeite as necessidades do seu público. Do mesmo modo, tenha em mente que a sua opinião será considerada valiosa pelos seus seguidores ou pelos seus leitores. Sendo assim, seja sincero e verdadeiro com aquilo que você está divulgando.

Antes de se afiliar à um produto ou à um serviço, responda a você mesmo às seguintes perguntas:

  • Eu confio nesse produto ou serviço?
  • Eu considero que ele tem qualidade?
  • Qual o diferencial dele?
  • Ele pode atender à necessidade ou resolver um problema do meu seguidor ou leitor? 

Não se esqueça que está em jogo a sua própria reputação. Do mesmo modo, você ganhará comissões graças à sua reputação. Portanto, divulgue apenas aquilo que seja positivo para a sua imagem ou para a imagem do seu site ou do seu blog.

Recomende apenas o que você gostaria de comprar.

De acordo com a sugestão anterior, não promova descaradamente o produto ou o serviço. Afinal, você também é um consumidor. Portanto, gosta que o gasto do seu dinheiro valha a pena. Então, não tente enganar as pessoas dizendo que você comprou tal produto ou tal serviço. Igualmente, não faça falsas promessas.

Além disso, as pessoas confiarão mais em você se você contar sua experiência como comprador. Ou seja, tente acrescentar explicações e sua experiência com o produto ou serviço em suas recomendações. Conte aos seus seguidores ou visitantes qual foi a sua experiência de uso. Do mesmo modo, partilhe os seus sentimentos. Por conseguinte, mais pessoas se sentirão seguras e encorajadas a comprá-lo.

Seja relevante.

Deve haver coerência entre o seu site ou o seu blog e a sua área de conhecimento ou negócio. Igualmente você deve conhecer bem o nicho que você deseja atender com os produtos ou com os serviços a serem promovidos. Portanto, aqui, ser relevante é entender o que seu público precisa. De igual maneira, é procurar e lhe oferecer as coisas que possam ser do interesse dele.

Não venda. Mas, aconselhe.

Seu site ou seu blog será um lugar onde os usuários buscarão informação. Sendo assim, você deve ajudar as pessoas a conseguirem algo que você poderá lhes oferecer através do seu conhecimento. Da mesma forma, que a sua recomendação se torne um valor agregado para elas. Ou seja, você deve fazer o papel de um guia. Portanto, e o mais importante, ofereça conteúdo útil ao seu público.

Por fim, os seus links de afiliados devem aparecer naturalmente, de acordo com o seu nível de experiência e com a relevância dos mesmos ao assunto que está sendo tratado.

Mas, atenção! Se as pessoas visitam a sua página elas só encontram promoções, provavelmente elas sairão dela. Consequentemente, podem nunca mais voltar. Portanto, não exagere!

Não pense no curto prazo.

A saber, o marketing de afiliados é um negócio lucrativo. Do mesmo modo, ele é ótimo para gerar renda passiva online. Mas, ele não é um negócio imediato cujos resultados você verá no curto prazo. Portanto, você deve:

  1. Em primeiro lugar, estabelecer uma relação de confiança e e uma relação de valor com o seu público
  2. Em segundo lugar, posicionar bem o seu conteúdo
  3. Paralelamente, você deve criar autoridade. Ou seja, se transformar em uma espécie de referência, de guru ou de influenciador sobre aquele tema.
  4. Por fim, você poderá promover os produtos e serviços. Assim, conseguirá obter resultados reais.

Como criar uma página de sucesso para o marketing de afiliados?

1. Conheça muito bem o produto ou serviço que você vai divulgar. Da mesma forma, conheça muito bem o nicho de mercado que você vai trabalhar.

Para começar, é de fundamental importância que você aprenda as técnicas e os conceitos do marketing digital, ou marketing online como muitos o chamam. Mas você tem que começar de alguma forma a pô-las em prática. 

Ao dominar e conhecer profundamente os detalhes de um produto, você conhecerá suas qualidades. Da mesma forma, quais os problemas ele é capaz de resolver. 

Por outro lado, conhecendo um nicho de mercado, você é capaz de medir e de segmentar um grupo de compradores. Portanto, você saberá que tipos de produtos que eles querem comprar.

Um nicho de mercado é um tema, um assunto, um segmento do mercado. Como por exemplo, dietas.

Existem também os micro nichos. Eles nada mais são do que nichos menores dentro de um nicho. Como por exemplo, dietas para pessoas hipertensas.

2. Crie um blog

Este será o seu canal para publicar o seu conteúdo. Certamente, ele será a principal fonte de tráfego de clientes potenciais para o produto a ser promovido. Enfim, para criar o seu blog talvez você precise conhecer alguns parâmetros básicos que o ajudarão a construí-lo.

Hoje em dia construir um blog é muito fácil. Igualmente, é intuitivo e não requer nada de conhecimento em programação. Basta você buscar informações na Internet. Ainda, você pode fazer um curso de marketing digital ou de construção de um negócio online.

3. Conheça um pouco sobre o SEO (Search Engine Optimization)

Certamente, depois de ter seu blog e alguns artigos postados, você deve ganhar visibilidade. Enfim, seu conteúdo é inútil se ninguém o vê. 

Portanto, a otimização de SEO é importantíssima para ajudá-lo a aparecer nos mecanismos de busca. Ou seja, no Google, no Yahoo e etc. Basicamente, você aparece nesses mecanismos de busca, ou buscadores, quando você usa um termo relevante e que está relacionado ao seu conteúdo. Não só no seu texto. Mas também, em palavras-chave de seu conteúdo.

Aqui, os critérios de gerenciamento de palavras-chave, de otimização de links, de hierarquia de informações, de relevância e de autoridade tem um papel importantíssimo. 

Certamente você consegue informações de como fazer o SEO do seu site online. Porém, todos os cursos de marketing digital e de marketing online te ensinam de forma didática a escolher, a instalar e a usar as melhores palavras-chave e ferramentas de SEO. Além disso, eles te ensinam as melhores estratégias de SEO para o seu marketing de afiliados.

Por fim, existem profissionais e empresas que você também pode contratar para fazer esse trabalho. Eles poderão ajustar o seu site, o seu blog, ou o seu e-commerce com todos os aspectos técnicos de SEO.

4. Inscreva-se em programas de marketing de afi