Pequena ou Média Empresa Online

Como colocar sua pequena ou média empresa online: Guia passo a passo.

Pequena ou Média Empresa Online

Coloque sua pequena ou média empresa na Internet

Eu te darei valiosas instruções neste guia para você colocar sua pequena ou média empresa online.

Espero que no final dele, você definitivamente entenda o porquê seu negócio deve estar na Internet e principalmente o que você terá que fazer.

Primeiramente, informo a você que esse artigo é longo. Guarde-o para consultá-lo quando você precisar. Salve-o em seus favoritos. Enquanto o lê, compartilhe-o em suas redes sociais. Consulte-o quando estiver fazendo o passo a passo para colocar sua pequena ou média empresa online.

Depois de analisar os cursos e serviços de marketing digital mais utilizados e vendidos na Internet, te indicarei também os que tem a melhor pontuação no mix custo x benefício x suporte x conteúdo. 

A Internet é onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Seja, lendo, assistindo, pesquisando, socializando e/ou comprando. Eventualmente, por computador ou por celular. Com o propósito de alcançá-los, utilize sua pequena ou média empresa online como ferramenta de comunicação e solução de problemas. Como resultado, ganhe dinheiro e sobreviva!

Muitas empresas começam com uma simples presença digital, através de uma página no Facebook, Instagram, Mercado Livre ou até Etsy. Nesse sentido, não há nada de errado com isso. 

É importante lembrar que a maioria dessas empresas, e você, talvez não tenham o domínio total sobre como usar essas plataformas. Assim, provavelmente você se sinta limitado. Outro ponto a se considerar, é que a maioria dos sites de e-commerce cobra uma comissão em cima de suas vendas.

Sendo assim, comece a sua presença digital da forma certa.

Para isso, você esteja no lugar certo, tanto quanto da maneira certa. Monte já seu site. Assim, evitará o desperdício do seu tempo e do seu dinheiro. Em síntese, listo e detalho abaixo os elementos fundamentais para você colocar sua pequena ou média empresa online.

Elementos Fundamentais para Colocar sua pequena ou média empresa online

Pequena ou Média Empresa Online

Nome de domínio personalizado. Seu nome de domínio é o endereço de sua pequena ou média empresa online.

Deve dizer às pessoas quem você é. Igualmente, o que oferece. Por fim, deve direcioná-las ao seu site para promover sua marca. 

Usarei um dos meus sites para exemplificar: www.orimystyco.com.br.

Local na rede. Seu site é a casa online da sua pequena ou média empresa online.

Nele você conta a sua história, mostra os seus produtos e serviços, começa a estabelecer credibilidade e expande seu alcance.

Mídia social. Ser ativo nas redes sociais é fundamental para construir uma comunidade online em torno de sua empresa digital.

Crie suas redes usando o mesmo nome do seu domínio. Use por exemplo:

  • Facebook,
  • Twitter,
  • Instagram e etc.

Nelas você comercializará seus produtos e serviço, se estabelecerá como líder inovador e construirá relacionamentos com seus clientes.

E-mail. O e-mail profissional é uma forma econômica e eficaz de se comunicar com seus clientes e gerar leads.

Duas coisas importantes:

  • Leads são clientes que se cadastram no seu site, no momento em que têm uma razão, e se tornam possíveis compradores.
  • Desde já, pense em contratar uma empresa de envios de e-mail em massa para te ajudar a automatizar algumas tarefas.

No entanto, muita gente fala que e-mails já não vendem tanto.

Em contrapartida, os maiores nomes do marketing digital asseguram que eles são uma das principais fontes de vendas.

Só para exemplificar: Os e-mails promocionais deixaram de chegar para você?

Avaliações e diretórios locais. Inspire a confiança do consumidor ao obter avaliações positivas em sites de terceiros, como o Yelp, e ao se manter atualizado em diretórios de negócios, como o Google Meu Negócio. Isso, não apenas contribuirá para sua pequena ou média empresa online aparecer mais, como trará idoneidade para seus negócios aumentando a sua credibilidade.

10 etapas para colocar sua pequena ou média empresa online

10 passos Pequena ou Média Empresa Online

Mesmo sem muita experiência técnica, você pode colocar sua pequena ou média empresa online.

Seja como for, comece criando uma abordagem estratégica para construir sua presença na Internet.

Este guia mostrará como colocar sua pequena ou média empresa online. Vou te apresentar um passo a passo. Está pronto para começar?

1. Obtenha um nome de domínio para sua pequena ou média empresa online

Seu domínio é, não só a URL do seu site, como também a parte do endereço do seu site que vem após o www.

Ex.: www.orimystyco.com.br 

Para uma pequena ou média empresa online, um nome de domínio também pode ancorar um endereço de e-mail profissional.

Assim, temos: xytrw@orimystyco.com.br

Digamos que estou buscando alguém para fazer um determinado serviço na minha casa, como pintá-la. O que as pessoas fazem hoje em dia nesses casos? Buscam no Google. Assim, eu vou até meu computador, ou meu celular, e escrevo: “pintor na cidade de São Paulo”. Então, recebo uma lista de resultados que incluem os sites mais relevantes sobre esse assunto.

Todas as empresas têm uma url única. Isso que significa que são identificadas por seus nomes e por seus nomes de domínio.

Portanto, viu o porquê é tão importante você tenha um domínio ou url única? 

Como escolher um nome de domínio

Domínio Pequena ou Média Empresa Online

Escolha um nome de domínio que represente sua pequena ou média empresa online desde que ele seja fácil de lembrar.

Te deixo abaixo, cinco dicas para escolher um domínio:

  1. Simplicidade. Deve ser fácil de lembrar
  2. Digitação fácil. Evite hifens e grafias incomuns.
  3. Palavras-chave. Busque palavras que as pessoas usam para pesquisar seu tipo de negócio.
  4. Área de atuação. Use sua cidade ou estado em seu domínio, com o propósito de atrair clientes locais.
  5. Extensão correta. Use uma terminação (a parte que vem depois do “ponto”) específica do seu setor ou da sua região pode ser muito bom para o seu negócio. Por exemplo, se é um site para o Brasil, compre a “.com.br”. Se for uma organização compre o “.org”.

Pesquise e certifique-se que o nome de domínio que você quer usar já não é uma marca registrada. Assim também, se não está protegido por direitos autorais. Do mesmo modo se não está sendo usado por outra empresa.

Nesse ínterim, responda aos seguintes pontos:

  • Indústria empresarial: Esotérico, Místico, Holístico
  • Serviços de: E-commerce 
  • Produtos: Leituras de Tarot, Cursos Online e Produtos
  • Localização geográfica (Se aplicável): Curitiba
  • Regiões atendidas para venda e entrega: Brasil todo. (se for vender para o exterior, compre o domínio “.com” também).
  • Palavras que descrevem seus serviços: esoterismo, ocultismo, misticismo e holístico.

Combine as palavras da sua lista de tal sorte que crie domínios curtos e representativos. Como por exemplo o do e-mail dado, ORI + MYSTYCO (grafia diferente devido a numerologia). 

Liste extensões de domínio. Passe a lista a amigos para que votem nas 3 combinações que mais gostam, em ordem decrescente. Assim que tenha os mais votados, você terá a lista final de 3 nomes. Ao passo que você conseguiu a lista das combinações mais votadas, pesquise a disponibilidade de deles nos sites de registro de domínios.

Pesquise o nome de domínio perfeito para sua pequena ou média empresa online

Quando você encontrar o domínio que você quer, busque saber se ele está disponível. Se estiver, registre-o antes que outra pessoa ou empresa o faça.

A contratação dos domínios é feita por um período de um ano. O valor de contratação gira em torno de USD 8,00 por ano. Como você pode ver, não se preocupe, hoje em dia isso é muito barato. Mas atualmente, na Hostgator você tem a vantagem de comprá-los por um valor mais baixo, no primeiro ano, do que o citado acima.

Assim, uma vez que o domínio esteja registrado para você, ninguém mais poderá comprá-lo durante o período que você o contratou.

Fique atento quando estiver para vencer o primeiro ano de contratação do seu domínio. Assim, você não perderá o prazo de renovação do seu registro quando o final desse primeiro ano chegar. Uma vez que, não vai querer que alguém compre o seu domínio e você o perca, certo?

A maioria das pessoas ou empresas registram seu nome de domínio entre três e cinco anos visto que, sai mais barato. Igualmente, elas não precisam se preocupar com essa tarefa por um bom tempo.

Por que registrar vários domínios para sua pequena ou média empresa online?

Sob o mesmo ponto de vista, a maioria das pessoas, ou empresas, registram mais de um nome de domínio para representar seus negócios online para:

  • Se preparar para o crescimento. Se você tiver um nome de domínio com uma extensão tradicional, como www.orimystyco.com.br, poderá registrar domínios adicionais que representam produtos ou serviços específicos que você oferece, ou mercados que atende.
  • Sobretudo, pode comprar domínios adicionais como: www.orimystyco.store, www.orimystyco.com, www.orimystyco.online e etc.
  • Proteger sua marca. Se você é dono de um domínio nenhum concorrente poderá comprá-lo. Enfim, essa é a única maneira de se precaver. Ao mesmo tempo é uma maneira fácil de ajudar a proteger sua marca online.
  • Identificar-se com um mercado local. Se acaso você atenda clientes em uma área geográfica específica, é importante deixar essa extensão local clara no endereço do seu site.
  • Identificar-se como um segmento específico do seu site/negócio ou indústria. Dessa maneira, a probabilidade das pessoas procurarem por termos ou frases específicas é muito maior.
  • Só para ilustrar repare no “pr” usado no exemplo www.orimystycopr.com.br.

Assim sendo, inclua em seu domínio informações como:

  • Seu setor
  • Sua área de atuação e
  • O tipo de serviço que você presta.

Isso pode te ajudar a se destacar nos resultados de pesquisa.

Aponte seus domínios para um único lugar.

Por fim, se você registrar mais de um domínio, construa seu site naquele domínio que eleger como seu domínio principal.

Logo depois, aponte todos os domínios secundários para esse seu domínio principal.

Em resumo, usando o exemplo anterior, o site www.orimystyco.com.br é o principal e se eu for no navegador e digitar www.orimystyco.com, serei direcionado para www.orimystyco.com.br.

Este é mais um dos serviços que não apenas tenho, como também está contemplado no plano de hospedagem da Hostgator.

Hospedagem

Você precisará de uma empresa para hospedar o seu site.

Depois de usar outras empresas de hospedagem, agora uso a Hostgator. Além de comprar domínios por lá, posso usá-los mais rapidamente para desenvolver meus novos sites. E, por fim, hospedá-los lá mesmo.

Em resumo, todos os serviços que preciso são encontrados em um único lugar.

Por conseguinte, economizo tempo, custos administrativos (menos fornecedores) e por último, e não menos importante, dinheiro. De maneira idêntica, o site Me Reinvento também utiliza a Hostgator.

Em conclusão, ela é a minha sugestão de contratação. Afinal de contas foi testada por nós e é a solução mais usada pelo mercado. Mas você pode contratar outras se quiser 🙂

2. Planeje o site para sua pequena ou média empresa online

Uma vez que tenha o domínio comprado, você está pronto para começar a pensar na construção do seu site. Portanto, agora planeje bem o como você imagina esse seu site. Dessa forma, você garantirá que ele fará tudo o que você deseja e que você quer mostrar sobre a sua pequena ou média empresa online. 

Entretanto, não esqueça de levar em consideração nesse planejamento, o seu futuro cliente ou lead. Afinal, o site não está sendo feito para atrair você, e sim os seus clientes.

Afinal, qual será o objetivo principal do seu site:

  • Informar?
  • Inspirar?
  • Ensinar?
  • Gerar leads de vendas? ou
  • Vender produtos e serviços?  Será um e-commerce?

Nada impede que você construa seu site ao mesmo tempo que você descobre o que deseja que seu site faça por sua pequena ou média empresa online.

Prepare-se para vender online

E-commerce Loja Online

Igualmente, se for vender produtos ou serviços em seu site, construa um site de comércio eletrônico. 

Ao contrário de um blog, ou um site informativo, ou inspiracional, uma Loja Online é mais complexa. Este tipo de site requer coisas mais específicas e complexas que as usadas em um site padrão.

Ferramentas indispensáveis para seu E-commerce

Carrinho de compras. Permitirá que seu comprador exiba imagens e descrições de produtos, inclua os produtos nele e acima de tudo, finalize a compra dele.

Sob o mesmo ponto de vista, busque uma ferramenta de carrinho que inclua opções de envio e rastreamento de estoque.

A princípio, você pode pensar que parece complicado montar uma loja online. No entanto, não é.

Processo de pagamento. Integre facilmente serviços de pagamento usando plugins, a fim de poder receber pagamentos online.

Os principais são:

  • PagSeguro,
  • Mercado Pago e
  • PayPal

A saber, as 3 praticamente fazem a mesma coisa. Eles disponibilizam várias formas de pagamento para o seu cliente. Entretanto, todos cobram uma porcentagem sobre o valor das suas vendas. Às vezes, cobram uma taxa sobre o valor de cada transação também.

Mas ainda assim, analise qual delas se encaixa melhor ao perfil do seu cliente e da sua loja. Então, instale uma dessas formas de pagamento online no seu negócio online.

Você pode incluir os três gateways de pagamento funcionando juntamente em seu site também.

Dica: O Pay Pal é usado, principalmente, por sites que vendem e entregam para o exterior.

Por outro lado, você pode fechar contrato direto com bancos e empresas de cartão de crédito para ter sua conta comercial. É uma outra forma de aceitar pagamentos em nome de sua empresa. Em outras palavras, isso poderá reduzir seus custos e dará maior credibilidade à sua empresa e negócios. 

As contas comerciais permitem que você aceite pagamentos dos principais cartões de crédito e débito no seu site.

Segurança SSL

A primeira coisa que os clientes experientes procuram ao fazer uma compra online é um certificado SSL (Secure Sockets Layer).

Eles são certificados digitais que criptografam as informações pessoais que seus clientes enviam quando compram produtos ou preenchem formulários em seu site. Os indicadores visuais de um SSL incluem um ícone de cadeado no navegador, o “https: //” antes do endereço do site e a barra de endereço verde.

Eles são extremamente importantes, não só para sua segurança, como também para a segurança de seus clientes.

Dicas: A Hostgator dá o certificado SSL gratuito para os sites hospedados com eles.

Se você já tem muitos clientes e alto tráfego no seu site, então, sugiro que já contrate um Servidor de Hospedagem Dedicado.

3. Escolha a cara do site da pequena ou média empresa online

Nos dias de hoje, não é preciso que você tenha muita experiência com artes gráficas para construir e dar uma cara bonita ao seu próprio site. E ainda assim, pode fazê-lo parecer profissional.

Conheça abaixo os tipos de construtores mais conhecido no mercado. Listo os mais usados e os que valem mais a pena para você, visto que possibilitam que você construa seu site rapidamente e com um bom custo, ou até nenhum custo.

Construtor de Sites padrão das empresas de hospedagem

A grande maioria das empresas de hospedagem possuem esse tipo de construtores.

Acima de tudo, você constrói seu site de maneira intuitiva. Só para exemplificar, basta, arrastar e soltar os blocos de conteúdo que você quer em cada parte do seu site para montá-lo.

Na sequência, insere os textos e as imagens para que fiquem como você o imaginou. 

Entretanto, sempre se assegure de que seu site esteja compatível com dispositivos móveis e computadores. Ademais, que ele seja simples de criar e atualizar.

Site WordPress para pequena ou média empresa online

O WordPress é a plataforma de construção de sites e gerenciamento de conteúdo, open source e gratuita, mais usada no mundo. Enfim, ele serve para a construção e atualização de sites. Com ele você pode construir rapidamente seu próprio site sem saber absolutamente nada de HTML ou programação. Mas, a título de conhecimento, ele utiliza linguagem PHP. 

Como basicamente ele funciona?

Surpreendentemente, você o instala com apenas um click.

Juntamente, vincula seu domínio principal a essa instalação.

Logo após, você escolhe um dos milhares de templates grátis existentes na plataforma, ajustando-o como você quiser.

Basta depois, trocar as imagens por suas imagens e inserir seus conteúdos.

Agora, se você quiser outras funcionalidades que o seu site precise, você pode baixar vários plugins gratuitos. Eles servem como ferramentas que agregam serviços, funcionalidades e facilidades operacionais para o seu site. E, da mesma forma, você os instala com um click.

Exemplo: As integrações dos meios de pagamento do seu site, podem ser feitas rapidamente com os plugins criados e fornecidos pelo próprio PagSeguro, Mercado Pago e PayPal. Tudo isso, sem que você saiba programação,

Se você tem um mínimo de habilidade, assim como, algum tempo extra, um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress é perfeito para seu caso. Ainda mais se você quer um site mais parrudo, completo e fácil de ser atualizado, modificado e incrementado de tempos em tempos.

Existem também, claro, templates e plugins pagos.

Mas os gratuitos, ou os que liberam só algumas funcionalidades gratuitas, são mais do que suficientes para qualquer pequena ou média empresa online começar.

Este site é feito em WordPress. A Hostgator tem planos de hospedagem especializados para sites em WordPress.

Designer profissional de websites para pequena ou média empresa online

Contratar um designer profissional, ou serviço de design de websites, é uma ótima opção. Principalmente se você tem uma ideia de como quer o seu website, mas não quer construí-lo sozinho. Do mesmo modo, se seu site e empresa já tem uma enorme quantidade de serviços e produtos para serem cadastrados, e você quer mostrá-los de uma forma bonita e harmônica.

Um profissional pode te ajudar muito a transformar seu site, em um site totalmente personalizado, funcional, rápido e que atenda todos os seus requisitos.

Qualquer que seja o caminho que você escolher, considere estes fatores principais:

  • Custo,
  • Personalização,
  • Complexidade,
  • tempo e
  • Manutenção contínua.

Um bom método para tomar sua decisão final é priorizar suas considerações mais importantes.

Em seguida, contraponha as opções em relação às suas necessidades.

Dica: Normalmente esses construtores já deixam seu site responsivo. E o que é responsivo? Aquele site que você vê de uma maneira em um computador, e ele se adequa automaticamente para caber de uma maneira bonita nos celulares, Smart Tvs e tablets. E, ainda assim pareça o seu site.

Sempre veja se o template escolhido, o site entregue ou o site montado com construtores disponibilizam essa funcionalidade de ser responsivo para você não ter que construir um site para cada plataforma. 

Caso tenha interesse em fazer em curso de design para sites, ou para anúncios, veja os cursos abaixo.

Cursos de Marketing Digital Online

Trabalho com marketing digital desde 2001 e conheço bem o assunto. Comprei, fiz e avaliei os 3 melhores cursos online de marketing digital do mercado.

Portanto, fiz os cursos, com o intuito de escrever com total segurança minha real avaliação sobre eles.

Certamente, o melhor deles, dependerá do investimento que você quer fazer, do seu perfil e das suas atuais necessidades.

A boa notícia, os 3 cursos te ensinam a fazer tudo o que falamos até agora, te levando pela mão e passo a passo. E também ensinam a maioria dos pontos que que ainda vou nesse post.

4. Crie conteúdo valioso e que gere engajamento das pessoas com sua pequena ou média empresa online

Engajamento Pequena ou Média Empresa Online

Qual é a história do seu negócio, ou a sua história? Cada empresa e cada pessoa tem a sua. Uma história verdadeira e convincente gera identificação das pessoas e impulsiona a pequena ou média empresa online.

Portanto é fundamental que você se faça as seguintes perguntas:

  • Conte como sua empresa, ou você, começou?
  • O que você pode e deve falar para os seus clientes ou prospects sobre a sua empresa?
  • Como você explica aos seus amigos o que sua empresa faz? Como fala para eles como você ganha a vida?
  • Qual é a dor e o problema que seus clientes tem e que precisam ser sanados?
  • Como você, e só você ou sua empresa, pode saná-los?

Pense também em sua missão, sua paixão e o que te diferencia da sua concorrência.

Por fim. comece a escrever tudo isso para servir de conteúdo para o seu site.

Modelo de página “Sobre nós” para pequena ou média empresa online

Leia aqui a apresentação do site que citei como exemplo no começo desse post. A sua página de “Sobre nós” pode ser tão simples quanto isto.

Percebeu como montei algo bem pessoal? Algo que conta a história do surgimento do negócio e do site. Que deixa claro o objetivo do negócio. E, principalmente como o site pode ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas e dores? 

Páginas a serem incluídas no site de sua pequena ou média empresa

Você ainda contará mais sobre a história em outras páginas do seu site. Nós especialistas em Marketing Digital sempre recomendamos pelo menos cinco páginas principais:

  • Home ou Página inicial
  • Sobre nós
  • Produtos ou Serviços
  • Depoimentos. Hoje em dia eles podem entrar embaixo de cada página. e
  • Contato. 

Estes itens mostram a seriedade e como sua empresa é sólida. Passam confiança e mostram que sua empresa é confiável.

Não se desespere! Ainda que não seja o ideal, você pode construir seu site aos poucos.

Pode começar com a Home, depois os Produtos e Serviços, e ir incrementando com as outras áreas sugeridas e outras mais que precise ou queira.

Para contar de forma mais atraente a sua história, é necessário que, além do texto, você use imagens (fotos, seu logotipo, etc.) e vídeo.

É importante tornar seu site fácil para os visitantes navegarem. Um clique aqui, um link ali, e eles terão uma ideia clara de quem você é e o que você pode oferecer a eles.

Não vou mentir para você, esta é a parte mais trabalhosa, como também, é a parte que muitos não têm conhecimento. Ou que não gostam ou que não querem perder tempo em fazer.

Já fiz você economizar bastante dinheiro até aqui. Seja usando soluções gratuitas, seja com soluções de baixo investimento, certo? 

Será que não vale você investir um pouco contratando um freelance para fazer essa parte pesada para você?

No entanto, se você quer criar seu próprio conteúdo, ou ainda não quer gastar dinheiro com isso, inspire-se!

Não sabe como? Nem por onde começar?

Veja de onde tirar a inspiração.

  • Antes de mais nada, converse com seus amigos,
  • Posteriormente, veja os sites dos seus concorrentes. Mas, não pode copiar o conteúdo deles,
  • Nesse ínterim, analise o que os seus clientes comentam nos sites dos concorrentes e o que gostaram,
  • Igualmente, veja folhetos e outros materiais de marketing dos seus concorrentes,
  • Ao mesmo tempo, veja o logo e cartão de visitas de várias empresas. Não necessariamente só dos seus concorrentes,
  • Visite outros sites diferentes do seu segmento para você se alimentar de novas ideias que podem ser aplicadas ao seu site.

Dê uma olhada e uma boa estudada no que outras empresas de sucesso em seu setor fazem em seus sites. Em contrapartida, analise não só o que você gosta, como o que você não gosta. Contudo, jamais copie o conteúdo de outra pessoa ou empresa sem ter os direitos autorais para isso. Isso é considerado plágio. E, em outras palavras, plágio é crime previsto por lei.

Com toda a certeza, nesta parte sobre conteúdo, os 3 cursos de marketing digital podem te dar uma boa mão com dicas e estratégias importantes. 

5. Faça seu site aparecer nos buscadores e seja encontrado

Buscador Google

Show! Já caminhou bem até aqui. 

Sem dúvida, você já tem um domínio, um site, uma hospedagem e um conteúdo relevante para seus clientes e prospects. Desse modo, está pronto para o primeiro passo. Agora é só colocar sua pequena ou média empresa online.

Sob o mesmo ponto de vista, também é hora de dar os passos extras necessários para aumentar a visibilidade online de sua empresa.

Pronto para continuar?

O que é SEO?

SEO

Em primeiro lugar, é importante saber que a sigla de SEO vem da expressão em inglês “Search Engine Optimization”. Em tradução para o português significa Otimização para mecanismos de pesquisa (ou buscadores).

O SEO é o processo de usar palavras-chave, meta tags, meta descrições, conteúdos relevantes e etc. em um site. O objetivo é conseguir aparecer nas primeiras posições dos buscadores, Google, Yahoo, Bing e etc., cada vez que as pessoas digitarem essas palavras.

Em síntese, ao fazer uma busca nesses mecanismos, estes últimos avaliam os termos que você digitou. Assim, procuram os melhores resultados através das palavras-chave, meta tags e meta descrições que você inseriu no seu site. 

Os buscadores têm outros parâmetros que eles utilizam para te colocar nas primeiras posições. Todavia, o mais importante deles é a otimização do seu site com esses pontos que citei acima.

Esses resultados das buscas são também conhecidos como “resultados de busca orgânica”. Por conseguinte, eles são diferentes dos chamados “resultados de busca patrocinados.”. 

Em conclusão, você preparou todo esse conteúdo incrível. Agora deseja que os buscadores mostrem seu site e páginas para clientes em potencial nos resultados de busca.

Ao contrário dos anúncios exibidos em áreas patrocinadas, os resultados da pesquisa orgânica são “gratuitos”. Eles se baseiam, como dito anteriormente, no conteúdo dos sites e na correspondência entre o conteúdo dos sites e as palavras-chave pesquisadas.

Assim sendo, até aqui você construiu o back-end do seu site.

Como funciona o SEO?

Atraia a atenção dos robôs dos buscadores. Mostre a eles que seu site existe. Eles verificam, indexam e analisam o conteúdo do seu site para definir como, onde e quando o conteúdo dele será exibido (SERPes).

Critérios dos mecanismos de Busca

Cada buscador tem seus próprios critérios de classificação. Embora, todos eles sempre considerem os seguintes pontos em comum:

Relevância do conteúdo. Primordialmente, seu conteúdo deve atender às necessidades e responder ao que seu público procura.

  • Palavras-chave. Semelhantemente, descubra quais palavras e frases as pessoas mais buscam sobre o seu tipo de negócio. Em seguida, assegure-se de usá-las várias vezes no site.
  • Meta tags. Sobretudo, são tags em HTML que têm informações sobre o que é o seu site. Servem para que os buscadores interpretem e o mostrem nos resultados de busca deles. 
  • Navegação do site. Seu site tem que carregar por completo. E atenção, principalmente carregar rápido.
  • Mapa do site. É basicamente uma lista com todas as páginas do seu site. Orienta os robôs dos buscadores a acharem o conteúdo, os nomes e as localizações das páginas de todo o seu site. 
  • Otimização de imagens. Mais abaixo explicarei como melhorar seu SEO usando as imagens do seu site como aliadas.

Os links existentes no meio do conteúdo do seu site existem e que tem a finalidade de facilitar a navegação dos seus visitantes entre suas páginas são importantíssimos também. Esses links, da mesma forma, entram nessa parte do SEO. A saber, eles são conhecidos como links internos.

Antes de mais nada, não se esqueça jamais que os visitantes e os motores de pesquisa, buscam e avaliam, uma boa navegação no seu site. Isso é estudado e feito por profissionais de UX, ou experiência de usabilidade.

Dica: Portanto, saiba que se um link não funciona bem no seu site, ele pode acabar com o seu SEO. Chamamos isso de link quebrado, não leva a página nenhuma e apresenta um erro. Por analogia, certifique-se que todas as URLs do seu site estejam corretas, válidas e mostrando o conteúdo correto.

É a disciplina que estuda qual será a estratégia para criar os links internos e externos no seu site. Os buscadores usam tais links para classificar seu site também. 

Link interno já foi explicado acima.

Links externos, por sua vez, são links que outros sites colocam e que levam o visitante para o seu site. Portanto, os buscadores entendem que, a ida de usuários direcionados por outro site, para o seu site, se dá por seu site ter um conteúdo interessante e relevante. Isto é, o conteúdo do seu site vale a pena ser visitado, referenciado ou compartilhado.

Como otimizar imagens do seu site

A princípio, as pessoas e os mecanismos de busca adoram imagens. Sabendo disso, sempre inclua pelo menos uma imagem em cada página do seu site. Siga as etapas abaixo para otimizar cada imagem com o intuito de obter tráfego de referência que será obtido através da pesquisa de imagens.

  • Use a sua principal palavra-chave também na imagem. Se a página usar a palavra-chave “saiba o que é xamanismo”, do mesmo modo, o nome do arquivo da imagem principal deve ser “saiba-o-que-e-xamanismo.jpg”. Acima de tudo, sempre use letras minúsculas, sem acentos e separe cada palavra por um hífen.
  • Use e otimize a atribuição de texto alternativo (alt) de imagem. Use a palavra-chave principal de sua página ou artigo no “alt” da imagem. O texto alternativo (alt) da imagem, similarmente deve ser “Você sabe o que é Xamanismo”. Aqui você deve usar letras maiúsculas. Entretanto, não deve usar hifens entre as palavras.
  • Certifique-se de que o título da sua página ou artigo (post) contenha a sua palavra chave, posto que, os mecanismos de pesquisa examinam o conteúdo de sua página e a analisam para ver se o assunto tratado (texto) tem correspondência com a palavra-chave, a imagem, o alt e etc.
  • Sendo assim, no exemplo dado, eles podem deduzir que a foto realmente é sobre “o que é xamanismo” e pertinente à palavra-chave que você escolheu.

Dica: Lembra que falei que a velocidade do site também te ajuda a se classificar melhor nas ferramentas de busca? Então, sempre use suas imagens no tamanho que elas serão apresentadas. Da mesma forma, Reduza o tamanho do arquivo de imagem para que ele carregue mais rápido. Dessa forma, você pode conseguir uma classificação melhor nos mecanismos de busca.

Use análises, diretórios e mapas

De acordo com pesquisas, as análises online e sites de diretórios, como por exemplo, Google My Business, Foursquare e YP, são canais importante para você fazer novos negócios.

Em suma, se as pessoas gostarem do que veem, geralmente clicarão no link do site ou na lista de diretórios. Inegavelmente, você conseguirá um novo visitante para o seu site.

Ademais, os mecanismos de busca obtêm informações de sites de listagem de empresas e exibem o endereço do seu site nos resultados das pesquisas locais.

6. Conecte-se com seus clientes e prospects usando as mídias sociais

Mídias Sociais Pequenas ou Médias Empresas Online

Nos dias atuais, é impossível não pensar em ter uma presença como marca nas redes sociais. Certamente, é nas redes sociais que seus clientes, ou futuros clientes, passam a maior parte do tempo deles e onde mais interagem. Aliás, seguramente seus concorrentes estão lá. Bem como, todos eles estão disputando a atenção de todos aqueles clientes em potencial. De tal forma que, cada um usa sua estratégia de marketing digital para redes sociais para atraí-los e fidelizá-los. 

Como as redes sociais podem ajudar sua pequena ou média empresa

Por que a mídia social é tão importante para as empresas? E, nesse meio tempo, como você pode marcar a presença da sua empresa nelas?

Construa relacionamentos. Conforme você consegue seguidores em suas redes sociais, instantaneamente pode se conectar a esses clientes e leads. Ou seja, pode compartilhar conteúdo com um número enorme de pessoas sem custo algum. As redes sociais facilitam o direcionamento das questões ou problemas específicos dos seus clientes, e então, você disponibiliza as soluções para todos eles ao mesmo tempo

Construa sua marca. A mídia social te possibilita compartilhar informações valiosas sobre seu negócio, seus produtos e serviços. Ela mostra a sua personalidade.

Direcione o tráfego para seu site. Enfim, inclua um link para o seu site nas suas postagens sociais. Afinal, isso gera e aumenta o tráfego qualificado no seu site.

Compartilhe experiência. Analogamente, compartilhe seu conhecimento e experiência para construir credibilidade para seu público-alvo. Assim, torne seu negócio líder e referência no seu segmento de atuação.

Venda. Em conclusão, é provável que todos os pontos anteriores te levem ao mesmo lugar: vender.

Estabelecer e manter uma forte presença social para sua empresa requer comprometimento. Por isso, leva tempo e dedicação. No entanto, por outro lado, os benefícios fazem esse investimento valer a pena. 

Quando você se socializa, continua a construir credibilidade. Igualmente, aumenta o conhecimento da sua marca, produto ou serviço. Assim, se envolva e se relacione com seus clientes atuais e com seus prospects.

Pronto para começar?

A fim de estimular você a colocar sua pequena ou média empresa online, fiz um comparativo entre os três melhores Cursos Online de Marketing Digital que estão no mercado atualmente. Só para ilustrar, todos eles te ensinam desde criar seu site e suas redes sociais até se relacionar, anunciar e vender seus produtos e serviços online.

Diferença entre o Curso Net Milionário, Fórmula Negócio Online, do Alex Vargas, e Afiliado Viking, do Marcelo Távora?

É normal, que com tantos cursos de marketing digital iguais a esses três, você queira saber a diferença entre eles.

A princípio, esses são os 3 cursos considerados como os melhores atualmente. Decerto você quer saber também, qual Curso de Marketing Digital é o melhor: o Net Milionário, o Fórmula Negócio Online ou o Afiliado Viking.

Vou tentar responder à essa pergunta de forma concisa e direta. Ao passo que você for lendo o resumo de cada um, saberá qual é o ideal para você. Mas, já posso te adiantar que os 3 realmente são realmente muito bons.

Net Milionário

Em primeiro lugar, vou falar do Net Milionário. É ideal para quem não tem tanto dinheiro para investir ou não sabe bem com o que trabalhar na Internet, ou seja, tipo de empresa ou tipo de produto. É também, um ótimo curso para quem quer começar a trabalhar o mais rápido possível.

O curso é bem direto e informal. O único com aula de lançamento de produtos e montagem de um e-commerce Dropshipping. Em tempo e número de aulas, é o menor dos 3. No entanto, também é o mais barato deles. Mas ainda assim, você aprenderá tudo de forma ágil para conseguir empreender online. Atende bem ao que se propõe.

O acesso a ele é vitalício e te dá direito à todas as atualizações futuras. Caso eu não trabalhasse com marketing digital, e não entendesse nada, certamente, esse seria o primeiro curso que eu faria.

Afiliado VikingMarcelo Távora

Em segundo lugar, temos o Afiliado Viking. Ele é ótimo para quem está disposto a pagar um pouco a mais para ter explicações um pouco mais detalhadas. Tem foco principal em te ensinar como anunciar corretamente no Facebook Ads (Facebook e Instagram), Google Ads e YouTube. Te ensina também a otimizar suas campanhas.

O Marcelo Távora é considerado um dos maiores especialistas em anúncios pagos para Facebook Ads. Mesmo que o foco do curso esteja no que já citei acima, ele também te ensina muito bem como montar, colocar e mante toda a estrutura para o seu negócio online. Enfim, é ideal para quem quer se aperfeiçoar ou começar a trabalhar do zero. Mas, é bom para quem já tem um pouco de conhecimento de marketing digital.

O acesso a ele é vitalício e dá direito à todas as atualizações futuras. Esse com certeza seria o curso que eu faria se já soubesse um pouco sobre marketing digital ou se já tivesse um site ou blog básico pronto e precisasse aprender a parte de publicidade online.

Fórmula Negócio OnlineAlex Vargas

Em terceiro lugar, vou falar do Fórmula Negócio Online. Para quem não sabe nada e está disposto a investir um pouco mais, esta é a minha indicação. É para que tem a necessidade de aprender marketing digital do zero ou se aprofundar.

É o maior curso dos 3, com mais módulos e mais horas de curso. Igualmente, é o que formou maus alunos e é o mais antigo deles. Apesar de mais antigo, é atualizado frequentemente. Ele explica conceitos de marketing digital e te ensina a montar seu negócio online passo a passo.

É perfeito para quem tem conhecimento de Internet como usuário, assim também para quem já conheça um pouco sobre marketing digital. O acesso ao curso não é vitalício. Pelo contrário, é de dois anos. Embora tenha um tempo de acesso limitado, você receberá todas as atualizações nesses 2 anos. Eu o faria em terceiro lugar, ou talvez em primeiro. Principalmente se eu tivesse mais tempo para iniciar.

Então, como profissional de marketing digital qual é a minha indicação?

Eu indico os três sem sombra de dúvidas.

Sugiro duas ordens que eu acho interessante para fazê-los.

Dica: Mesmo que os 3 falem muito de marketing de afiliado, eles usam esse apelo para vender mais, afinal até pouco tempo esse era o público que mais comprava esses cursos. Mas todos servem para ensinar a montar qualquer tipo de negócio online.

O que eu não recomendo fazer?

Eu acho que existe uma demanda alta de pessoas buscando abrir seu próprio negócio online atualmente. Inesperadamente, surgiram muitas pessoas querendo aproveitar essa nova onda de empreendedorismo digital.

O que não recomendo é deixar de fazer pelo menos um desses 3 cursos. O mercado de marketing digital é muito exigente, então é preciso muito emprenho, estudo e dedicação. A menos que, você queira ser engolido pela concorrência eu pelo mercado, ou queira ficar para trás nessa grande onda da transformação digital.

A decisão é sua!

7. Direcione tráfego para o site de sua pequena ou média empresa online

Tráfego Online Pequena ou Média Empresa Online

Já te expliquei anteriormente como o SEO e as mídias sociais podem levar visitantes para o site de sua empresa. Mas existem outras formas que preciso explicar para você também.

Aqui estão algumas estratégias comprovadas para conseguir levar tráfego para o seu site.

Crie conteúdo atraente e digno de ser buscado

Busque criar conteúdo que interessa às pessoas e que elas não o encontram em nenhum outro lugar.

Pode ser:

  • um artigo relevante,
  • um meme compartilhável,
  • um vídeo divertido,
  • um infográfico e
  • uma postagem dizendo como é legal visitar a sua loja online e etc.

Afinal de contas, esse é o tipo de conteúdo que as pessoas vão querer compartilhar nas redes sociais delas, concorda? Frequentemente, elas interagem com materiais que lhes chame a atenção. Semelhantemente, que elas acham que vale a pena compartilhar e por fim, por quererem rever esse conteúdo depois. 

Fica mais fácil revê-lo se ele está na sua rede social. Melhor que ter que buscá-lo novamente na Internet. Lembra o que te ensinei sobre os backlinks? Olha uma boa forma para o seu negócio conseguir alguns deles.

Certifique-se de que eles achem esse conteúdo legal. E por fim, otimize bem esse conteúdo para os mecanismos de pesquisa.

Está gostando desse conteúdo até agora? Legal!

Comparta-o em suas redes sociais. Além de tudo, estará ajudando esse site na construção dos seus backlinks 🙂

Enviar e-mails profissionais

Já escrevi tanto, que você ainda lembra daquele domínio que você registrou? Aquele que você conectou ao seu site? Lembra que também falei que você poderia usar seu domínio em seu endereço de e-mail?

Show! Por conseguinte, já entendeu que você agora já tem um e-mail profissional.

Ex.: xywz@orimystyco.com.br.

Você pode criar um e-mail chamado contato1@orimystyco.com.br, por exemplo.

Por certo, agora você já pode enviar e-mails ou recebê-los com a cara e o profissionalismo que sua empresa merece.

Note que, sem perceber, você está reforçando sua marca na cabeça das pessoas e acaba promovendo seu site? Todos sabem que se um e-mail é contato1@orimystyco.com.br, o site é www.orimystyco.com.br.

Isso aumenta não só as chances das pessoas que não te conhecem visitarem seu site bem como lembrá-los de dar uma passadinha por lá.

Como consigo incentivar as pessoas a visitarem meu site logo que recebam um e-mail da minha empresa? 

Crie “Call To Actions”! 

O que é “CTA”?

Antes de tudo, te darei exemplos de “CTA”. Através deles, você entenderá esse conceito.

Sabe aquelas frases ou botões em artigos, e-mails, newsletters, posts das redes sociais, inserções em vídeos do YouTube e etc. que dizem:

  • “Saiba mais”,
  • “Visite”,
  • “Compre Agora”,
  • “Inscreva-se?” e etc.

Elas te estimulam a tomar uma ação, certo?

CTA´s são frases curtas e cativantes que estimulam o internauta que as vê a realizar uma ação específica. Dessa forma, essa é uma das maneiras de trabalhar seus e-mails de forma profissional.

CTA é a abreviação de “Call to action” em inglês. Ao traduzi-lo para o português, equivale a “Chamada para ação”.

Automação de e-mail marketing

Automação de marketing online

Use ferramentas de automação de marketing. Assim como o próprio nome já diz, são ferramentas que te ajudam a automatizar algumas das tarefas do marketing digital.

Hoje em dia, a pequena ou média empresa online deve contratar esses serviços. Algumas inclusive já o contratam.

Sabe quando você assina um newsletter e depois recebe um e-mail agradecendo e confirmando o seu cadastro?

Ou, quando você se inscreve para receber algo gratuito e depois recebe e-mails dessa empresa?

Ou quando você visita um produto em um site e não o compra, e alguns dias depois começa a receber e-mails te incentivando a finalizar a sua compra?

Enfim, isso tudo é feito de forma automática com ferramenta de automação de e-mail marketing.

O último exemplo, na verdade é um funil de vendas automatizado, onde o sistema trabalha para vender por você.

Esse site utiliza o serviço de automação de e-mail marketing e de funis de vendas da LeadLovers.

Primeiramente a ferramenta deles, além do custo-benefício, automatiza tudo de forma fácil e rápida. Em segundo lugar, a entregabilidade de e-mail é maior que a de outros fornecedores. Por fim, pode-se criar landing pages, e-mails e etc. de forma muito rápida.

Em conclusão, o suporte é em português e muito bom e eficaz. 

Óbvio que depois que o pessoal da Me Reinvento me explicou o serviço, também o contratei. 🙂 Estou super satisfeito. Vale cada centavo pelo tanto de tempo que economizo com as ferramentas deles.

E, definitivamente eles têm um preço extremamente acessível.

Clique aqui e contrate a LeadLovers

Essa parte de e-mail marketing é bem extensa, vai muito além dessas principais coisas que listei para vocês. No entanto, nos 3 cursos de marketing digital que analisei, essa parte é muito bem ensinada.

Veja abaixo os três cursos que estou falando:

Maximize blogs

Compartilhe trechos de seu blog, ou seja, seus artigos (posts), nas suas redes sociais. Inclua os links para que os visitantes possam lê-los em seu site na íntegra. Isso atrai ainda mais visitantes para o seu site. 

Peça aos visitantes que compartilhem seu post nas redes sociais deles.

Falando nisso, não esqueça de compartilhar e comentar o que achou desse post aí embaixo, hahaha

E finalmente, compartilhe sempre todo o conteúdo relevante do seu site ou blog.

Os mecanismos de busca adoram isso. Por consequência, suas chances de subir na classificação dos resultados de busca vão aumentar.

Entre para comunidades online

Como em nossa vida real, existem comunidades online que compartilham interesses em comum. Existem grupos para todos os interesses e setores que você imagine. 

Visite comunidades das redes sociais, fóruns, blogs e chats relacionados ao seu mercado. Acima de tudo, interaja de forma natural com as pessoas e faça comentários nesses canais. Se for permitido, inclua links que levem as pessoas para algum conteúdo relevante do seu site. 

Concorda que se as pessoas percebem que você interage de forma natural com a comunidade e tem o mesmo interesse que elas, elas vão achar interessante te seguir e vão querer clicar nas coisas que você postar?

Abra uma loja em um Marketplace

Loja Marketplace Pequena ou Média Empresa Online

Com certeza você já visitou sites com a Amazon, o Ebay e o Mercado Livre. Eles são sites conhecidos como Marketplace. 

O que é Marketplace?

São sites que não vendem produtos seus próprios produtos. Neles, outras empresas põem seus produtos e serviços para vender.

Caso você não tenha um site próprio, estes sites são ótimos para você. Ou, se você já tem um site, mas não quer montar uma loja online neste momento.

Ainda pode ser o caso de você querer usá-los conjuntamente com a sua loja online para aumentar ainda mais as suas vendas.

Você pode publicar em um deles um novo curso de Astrologia, e nessa publicação inserir um link para o produto “Mapa Astral” que é vendido na loja online do seu site. 

Olha que legal, instalando o WordPress na sua hospedagem da Hostgator, você conseguirá, através de plugin, facilmente conectar a loja do seu site a sua loja dentro destes Marketplaces. 

Esse plugin é uma ferramenta de automação que reflete e atualiza automaticamente qualquer mudança feita em um produto do seu site, como: preço, desconto, estoque e etc.

Viu como hoje não é nada complicado? E, como você consegue economizar dinheiro e tempo para focar naquilo que interessa para fazer crescer o seu negócio online?

Crie Promoções

Ofereça ofertas exclusivas para o seu canal online, e que só possam ser compradas através do seu site. 

Aposto que você já tem a seguinte resposta na ponta da língua:

“Onde divulgo minhas promoções?”

Compartilhe-as no seu site, seu blog, por e-mail e nas suas páginas das redes sociais.

Aqui começa um outro funil de vendas, percebeu? Viu a importância de ter um serviço que automatiza tudo isso como o que a Leadlovers oferece?

Clique aqui e contrate a LeadLovers

Anúncios ou Tráfego Pago

Com SEO e boas estratégias de conteúdo você pode conseguir tráfego qualificado. Apesar de parecer rápido, leva tempo você conseguir visitas para o seu site.

Uma outra forma, rápida e que também traz tráfego qualificado para o seu site são os anúncios online, postagens “patrocinadas”, vídeos patrocinados e outras opções pagas que existem online.

Estas formas de divulgação têm como objetivo colocar o seu negócio, produto e serviço em destaque, e fazer com que as pessoas conheçam seu site e seu negócio online.

Não esqueça o CTA. Neste tipo de material ele é mandatório.

Alguns benefícios da publicidade paga online incluem:

Rápidos e mais baratos que os anúncios offline. Os anúncios online custam uma fração dos anúncios impressos tradicionais e você pode os executa e põe para rodar rapidamente.

Público-alvo específico. Você pode segmentar seus anúncios por:

  • Idade
  • Localidade
  • Interesses do seu público e etc.

Você economiza dinheiro direcionando seu anúncio só para as pessoas que podem se interessar pela sua empresa, produtos ou serviços. Com isso, seu tiro é mais certeiro.

Fácil e altamente mensurável. Em minutos você tem acesso a todas as métricas úteis para medir o sucesso e o resultado de suas campanhas de publicidade online.

Você pode saber quantas pessoas viram seu anúncio, quantas clicaram quantas compraram, qual o ROI da sua campanha…

O que é ROI?

ROI, é a sigla para Return of Investiment, ou em português, Retorno do Investimento.  

Em poucas palavras ROI significa exatamente isso. Que retorno em vendas você consegue por cada real gasto.

8. Use o site da sua pequena ou média empresa online e seu e-mail profissional para gerar leads

E-mail Marketing Profissional para Pequena ou Média Empresa Online

Mandar tráfego para seu site é fundamental. O sucesso do seu negócio, justamente, está em converter seus visitantes em leads.

Isso implica você descobrir quem está visita o seu site, suas páginas ou seus artigos seu site e que você pode contatar diretamente para tentar convertê-los em clientes.

Inclua seu número de telefone comercial e/ou endereço de e-mail em todas as páginas do seu site.

Peça aos visitantes do site que compartilhem um pouco mais sobre eles. Alegue que quer conhecê-lo melhor.

Como fazer isso? Pedindo a ele o nome e o endereço de e-mail dele.

Com o nome e o e-mail você já tem o que precisa para começar a se relacionar com ele e com o tempo torná-lo um cliente. 

Até que ele compre, ele é conhecido como LEAD.

Com o tempo, você pode incrementar seu conhecimento sobre ele criando estratégias para saber seu telefone, idade, gênero…

Peça somente informações que realmente você vá usar. Não adianta você perturbar seu visitante pedindo-lhe algo que não vai usar.

Como conseguir os endereços de e-mail

Seu site é uma ferramenta poderosa para capturar informações de e-mail das pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

Veja como você pode capturar e-mails e outras informações de contato em seu site:

Inclua um formulário de contato. Os visitantes preencherão o formulário em seu site por algum motivo:

  • Uma pergunta,
  • Precisam de informações
  • Desejam que você os contate e etc.

É aqui que eles se conectam diretamente com você.

Inclua um formulário de inscrição ou Newsletter. Seus visitantes assinam e recebem informações sobre produtos e serviços, atualizações, descontos, etc.

Inclua uma caixa de opt-in para e-mail em sua página de checkout (para sites de comércio eletrônico).

Ofereça uma oferta especial para as pessoas ingressarem na lista de e-mail.

Comece com marketing por e-mail

Agora que você tem sua base de e-mail, o que vai fazer com eles? Você já pode fazer uma campanha de e-mail.

Foque na sua marca. Com isso, as pessoas de sua base perceberão o valor de fazerem parte do seu site.

O e-mail marketing oferece uma abordagem direcionada para se conectar com clientes atuais e futuros clientes.

Eles optaram por receber seus e-mails. Você pode construir o reconhecimento da marca e a lealdade.

Práticas recomendadas para e-mail marketing

Você quer enviar e-mails que não caiam na caixa de SPAM, chamem a atenção e que as pessoas abram e cliquem correto?

Portanto, tenha em mente os seguintes pontos:

Envie e-mails para pessoas que autorizaram o seu recebimento. Use botões de opt-in e formulários de inscrição para construir suas listas de contato baseadas em permissão.

A LeadLovers pode te ajudar com os modelos prontos de e-mail. Substitua a imagem e texto. Configure o opt-in automático em um clique e dispare o e-mail para toda sua base.

Clique e contrate

Crie um cronograma. Teste dias e horários diferentes até descobrir quais geram as melhores taxas de abertura. Nunca deixe de mandar e-mails seguindo o cronograma que criou. Isso evitará que as pessoas saiam de sua lista ou esqueçam da sua empresa.

Envie somente o que foi pedido. Entregue a informação que seus contatos pediram e você construirá credibilidade e confiança. Jamais envie um e-mail sobre um assunto se a pessoa se inscreveu para receber sobre outro assunto. Seguramente ele sairá de sua lista.

Crie grupos de interesse. Segmente seus contatos com base em seus interesses ou preferências e comercialize de forma mais eficaz.

Evite os filtros de spam. Nunca use todas as letras maiúsculas, vários pontos de exclamação na linha de assunto ou no corpo do e-mail.

Assegure-se que todos poderão ver seu e-mail. Envie versões de e-mail em HTML e em texto simples. Isso garante que todos poderão ler sua mensagem em seus computadores ou dispositivos móveis.

Coloque seu nome no e-mail. Use seu nome pessoal ou o nome de sua empresa como nome de remetente.

Nunca pare de construir sua lista de contatos. Inclua frases que chamem a atenção, formulários de inscrição e perfis das redes sociais no seu site. Aproveite eventos ou conferências para captar contatos.

9. Analise, busque a melhora constante e cresça o negócio da sua pequena ou média empresa online

Você já tem um site e perfis sociais. E, tem o conhecimento para gerar tráfego para ambos.

Com toda certeza, já se relaciona com seguidores e consegue gerar leads também.

Mantenha-se social

É hora de ajustar sua estratégia de mídia social. Agora que você sabe exatamente como seus seguidores se envolvem e se engajam com você ou com sua marca.

  • Quais são os conteúdos que geram mais comentários positivos?
  • Em que situações suas taxas de engajamento aumentam?
  • Já é hora de experimentar alguns anúncios pagos?
  • Quais são as redes sociais que funcionam melhor para o seu negócio?

Se você ainda não quiser crescer, aproveite seu tempo para criar conteúdo de qualidade nas suas redes sociais. Concentre-se em conseguir aprofundar o envolvimento e direcionar seus seguidores para seu site.

Foque

Direcione seu tempo e energia em esforços online que sejam mais eficazes para a sua empresa.

Exemplo: marketing por e-mail, uma de suas redes sociais, uma nova frase de impacto na home do seu site.

Posteriormente, analise e foque naquilo que funciona melhor, seja para você ou para o seu negócio.

Agora já sabe como tudo funciona no online.

Revisite seus objetivos de marketing online e os ajuste com base em sua experiência.

Mantenha seu site sempre atualizado

Atualizar e manter o conteúdo e as funcionalidades de seu site é a chave para se manter atraente. Dê aos seus visitantes novidades e o que eles desejam e precisam.

De igual maneira, atualize continuamente seu site com conteúdo relevante.

Isso melhorará muito a sua posição nos mecanismos de busca.

Faça novas postagens no blog que sejam consistentes e utilize fotos e vídeos atualizados. Sempre atualize o design do seu site seguindo as novas tendências.

Fique de olho nas métricas e desempenho de seu site

Google Analytics Pequena ou Média Emprea Online

Você precisa saber quantas pessoas estão visitando seu site, como te encontraram e se seus esforços de marketing online estão funcionando. O Google Analytics é gratuito e te dá todas essas métricas. O cadastro e implementação no seu site é bem simples.

Sob o mesmo ponto de vista, existem outras ferramentas que podem analisar seu site como ele.

Elas também te informam o que está funcionando e o que não está.

Aconselho que, inicialmente, e durante toda a existência do seu site, use o Google Analytics.

Seguem algumas das principais métricas que você consegue com essa ferramenta:

Visitantes. Saiba mais sobre os visitantes do seu site. Da mesma forma, se são novos ou antigos. Descubra como encontraram seu site. De que localidade eles são? Que navegador eles usam mais?

Páginas. Você pode analisar desde um ranking das páginas mais visitadas como analisar páginas específicas. Isso te ajudará muito para saber a eficácia ou popularidade de cada página em seu site.

Referências. Descubra quais sites, mecanismos de busca, URLs e palavras-chave levam mais visitantes para o seu site.

Comércio eletrônico. Veja os detalhes das atividades dos visitantes no seu site. Veja o que eles fazem que te geram mais receita e leads. Analise o caminho de compra dos seus produtos e o número de inscritos do seu site.

Dispositivos. Descubra quantos clientes acessam seu site usando seus celulares, tablets ou computadores.

Rede social. Verifique a eficácia de seus perfis nas redes sociais. Veja detalhadamente como anda o envolvimento das pessoas com seu conteúdo social.

Campanhas. Saiba tudo sobre o sucesso de seus esforços de marketing on-line. Meça e descubra o seu retorno do investimento (ROI) conseguido com publicidade.

10. Avalie seus esforços na sua pequena ou média empresa online

Medir Esforços Pequena e Média Empresa Online

Que show! Você chegou até aqui! Isso significa que você está mesmo dedicado a colocar sua pequena ou média empresa online. E da maneira correta.

Você deve estar se perguntando se tem um site eficaz para pequenas ou médias empresas? Seu site é e deve ser seu cartão de visita. A porta de entrada para a sua empresa. Instigue seus visitantes a aprender mais sobre seus produtos e serviços.

Demonstre que você é uma empresa confiável. Converta seus visitantes em clientes. Se seu site é simples e tem o essencial, ele é capaz e deve ajudar sua empresa a crescer. Decerto, chegou a hora de você expandir seus negócios também.

Com esse artigo você aprendeu o caminho das pedras para colocar sua pequena ou média empresa online.

Veja todas as nossas sugestões. Só então comece. Siga esse passo a passo sem pressa. Te desejo muito sucesso com seu negócio online!

Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e na área de marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.

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