8 dicas para começar a se exercitar

8 dicas para você começar a se exercitar

Muito ocupado(a) para se exercitar? Deixe de vez as desculpas de lado e comece agora mesmo!

Para começar, a desculpa mais comum que damos para não nos exercitarmos é a falta de tempo. Uma outra é a falta de ânimo e energia. Ainda, algum problema pequeno de saúde. Para evitar tudo isso, neste post vou te dar algumas dicas, seja para sanar algum problema de saúde, seja para relaxar ou para liberar o estresse diário, que você pode aplicar a partir de hoje mesmo.

Certamente, se você tem um negócio ou trabalha muito, já entendeu que cuidar de sua saúde deve ser uma de suas prioridades . Afinal, somente quando você se cuida, consegue lidar melhor e suportar as pressões do dia a dia. Igualmente, só com uma atividade física regular você se torna capaz de trabalhar mais duro e capaz de alcançar os resultados que que tanto deseja no seu trabalho ou no seu negócio.

Ademais, lembre-se que se exercitar no dia a dia ajuda a liberar em seu organismo a endorfina, A endorfina é um hormônio controlado pelo nosso sistema endócrino e é fabricado por nosso corpo naturalmente. Durante a prática da atividade física, esse hormônio é liberado no nosso organismo. Sua principal função é proporcionar a sensação de bem estar e de prazer. Portanto, ela é fundamental para combate do estresse mental e físico e um dos bons motivos para se exercitar.

Obviamente, encontrar o equilíbrio não é fácil. E um dos principais desafios para quem é um empreendedor ou um trabalhador comum é conseguir dedicar um tempo para se exercitar regularmente. Além disso, sempre encontraremos a velha desculpa do “daqui a pouco” para nos exercitar. E não importa; essa desculpa vale tanto para uma corrida quanto para a prática mais leve, como por exemplo, a yoga. Mas entenda, que enquanto você sempre procurar uma desculpa para se exercitar, você continuará a sofrer de possíveis dores no corpo, com o estresse e com a exaustão física e mental diárias. 

Quais são as dicas para você começar uma atividade física regular?

Então, o que você deve fazer para que o exercício físico se torne parte de sua rotina? Como você pode lidar com o quão ocupado está e com quantos problemas você tem para resolver? Abaixo, listo algumas das recomendações mais eficazes indicadas pelos especialistas para que você busque a atividade física correta para você e que atenda os seus objetivos. Da mesma forma, elas são dicas importantes de como começar a se exercitar de forma correta. E tudo isso sem que se exercitar signifique um sacrifício.

1. Conheça o seu corpo

Sempre, eu disse sempre, faça uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física. Só um especialista é capaz de te auxiliar a entender a sua capacidade, necessidades, limitações e composição corporal. A composição corporal revela a porcentagem de gordura e de músculos existentes no seu corpo.

Posteriormente, à sua avaliação, o especialista estará apto a determinar qual é o tipo de exercício, repetições e intensidades ideais para você e para que você alcance os seus objetivos. Ou seja, a avaliação física auxilia muito na hora da montagem do seu treino personalizado e como se exercitar corretamente. Acima de tudo, ele ainda assegura que a sua rotina de exercícios seja segura.

2. Escolha um exercício que seja o ideal para você e para o seu perfil

Existem pessoas que querem perder peso. Do mesmo modo, as pessoas que precisam e querem ganhar mais flexibilidade. Ainda, as pessoas que buscam combater algum problema de saúde ou algumas lesões musculares. Do mesmo modo, as que querem perder peso. E ainda, as que querem ter uma vida mais ativa e menos sedentária.

Igualmente, há pessoas que gostam de correr e as que preferem uma sessão de ioga. Ainda, há os que gostam e preferem a meditação. 

Portanto, busque ser realista sobre os seus objetivos, as suas preferências, as suas limitações físicas e o seu estilo de vida para saber qual atividade física é melhor para você. Do mesmo modo, qual é a maneira de se exercitar mais prazerosa para você e que vai te ajudar a atingir os objetivos que você busca. 

Ainda, busque opções. Ou seja, veja quais são as academias mais próximas do seu escritório ou da sua casa. Afinal, isso te ajudará muito a não ficar com preguiça de ir se exercitar. Peça també, indicações aos seus amigos e aos seus conhecidos. Entenda qual é a experiência de cada um com o exercício que eles resolveram praticar. Da mesma forma, veja com eles o que consideram como prós e contras nessa atividade física escolhida por eles. Por fim, e não menos importante, siga o tipo de exercício mais fácil para você incorporar às suas atividades diárias. Assim, você conseguirá resistir de forma mais eficaz contra as velhas desculpas do “daqui a pouco”.

3. Determine o seu plano de exercícios e cumpra-o

As pessoas que têm o seu próprio negócio ou tem muitas tarefas para realizar no dia a dia, sempre acabam sacrificando o tempo pessoal em prol do trabalho. Na verdade, o tempo para as coisas pessoais é a primeira coisa que elas cortam e sacrificam.

Portanto, é essencial que você dê à sua aula de spinning ou à sua aula de boxe a mesma importância que dá em sua agenda para uma reunião com um cliente. Ou seja, trate o tempo para se exercitar, como uma atividade a ser cumprida à risca no seu dia a dia.

Certamente, o mais aconselhável é que você se exercite de manhã , de preferência às 6:00 ou às 7:00 da manhã. Afinal, nesse horário será mais difícil você ter que participar de alguma outra atividade de trabalho ou mais improvável ter que resolver algum imprevisto urgente. Além disso, está comprovado que se exercitar logo cedo, irá te dar mais energia e satisfação para começar o dia. Ainda, se exercitar faz bem e te deixará mais apto para realizar as suas atividades do trabalho e para atingir os seus objetivos diários.

4. Compita contra você mesmo. Busque superar-se sempre

Para manter uma rotina de exercícios, é importante que você defina metas e acompanhe o seu progresso . Por exemplo, marque na sua agenda todos os dias que você treinou. De igual maneira, se pese e anote o seu peso e o seu índice de massa corporal uma vez por mês. Dessa maneira, você estará sempre criando uma competição contra você mesmo. Igualmente, buscará superar os seus limites e os seus objetivos.

Porém, compita com você mesmo e não com os outros. Foque em seus resultados. Afinal, os resultados são diferentes para cada pessoa e para cada tipo de organismo.

Então, se auto avalie sempre. E pense constantemente sobre as mudanças no seu estilo de vida que te trouxeram até aqui e que podem te levar mais adiante.

5. Respeite os seus limites e os limites do seu corpo

É importantíssimo que você reconheça e respeite as suas limitações e as limitações do seu corpo. Portanto, sempre siga as orientações do especialista que fez a sua avaliação física, seu personal trainer ou o professor ou a pessoa que te monitora e auxilia na sua rotina de exercícios. Fique sempre atento(a) aos sinais que o seu corpo dá. Ou seja, sempre note e comente com eles que tipo de dores e desconfortos está sentindo durante a sua atividade física ou depois dela.

Jamais esqueça de se alongar e aquecer antes de qualquer que seja a atividade física que você vai praticar.

Inicialmente, também não abuse nem da intensidade e nem das cargas. Primeiramente, aprenda bem sobre as técnicas dos movimentos. Igualmente, sempre respeite as pausas entre as séries que te foram passadas. Saiba que elas evitam boa parte das lesões. Por fim, você estará assegurando que o seu corpo se adapte progressiva e naturalmente aos novos estímulos.

6. Use a Tecnologia a seu favor

Uma outra opção que pode te facilitar com essa tarefa, é instalar um aplicativo no seu celular que disponibilize planos de treino personalizados para você fazer em casa. A boa notícia é que existem muitas opções gratuitas no mercado. Entre os mais eu recomendo o Runtastic Results e Map My Fitness.

se exercitar sozinho yoga

7. Aplique a regra “o pouco é melhor que nada”

Na sua empresa ou no seu trabalho sempre haverá uma reunião, um café da manhã, um almoço ou uma viagem que interferirá nos seus horários dedicados para você se exercitar. Portanto, busque antecipar esses imprevistos e crie também algumas rotinas curtas de treinamento. Ou seja, que você pode se exercitar sozinho quando essas situações acontecem. Até mesmo quando você está em um quarto de hotel. Como por exemplo, crie uma rotina onde você possa usar a sua mala ou um pequeno tapete que exista no quarto.

Outra dica, é buscar aplicativos ou cursos com aulas curtas de exercícios que podem ser feitas em qualquer lugar.

No exercício, a constância é mais importante que a quantidade ou a intensidade dos movimentos. Enfim, hoje existem muitas alternativas para você cuidar do seu corpo com rotinas curtas. Entretanto, elas também podem ser altamente eficazes. Às vezes, 17 minutos já são suficientes. O importante é começar a se exercitar. Ainda que devagar e em uma pequena quantidade, comece.

8. Tenha uma alimentação saudável

A prática de exercícios físicos deve sempre vir acompanhada por hábitos de vida saudáveis. Isso inclui também a sua alimentação. Busque desde um nutricionista até receitas ou cursos de alimentação saudável para usar no seu dia a dia.

Atualmente, é cada vez mais comum as pessoas prepararem marmitas fit ou marmitas saudáveis para levar para o trabalho. Então, não tenha vergonha de abusar desta prática. Esse tipo de comida é uma ótima opção de plano de rotina alimentar porque é capaz de aumentar a sua energia diária, controlar as calorias, aumentar a sua saúde física e até auxiliar no ganho de massa muscular e gordura magra. Além disso, ainda podem aumentar mais o seu ânimo para os treinos diários e auxiliar na recuperação do seu organismo durante os períodos de descanso.

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Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.

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