Marketing nas Redes Sociais

Marketing nas redes sociais: 23 dicas para 2021

O marketing nas redes sociais evolui a cada dia. Afinal, a tecnologia e as redes sociais avançam cada vez mais rápido. 

Enfim, seja pelo lançamento de um novo formato, ou seja, pelo crescimento de uma nova mídia digital, é preciso constantemente estar atento para adequar o marketing nas redes sociais de sua empresa.

Portanto, esse post é justamente para te ajudar com o marketing nas redes sociais de sua empresa. 

Selecionei 20 dicas para serem usadas em 2021 nas redes sociais para você detonar no seu marketing digital esse ano.

Dicas de marketing para redes sociais – Facebook

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1. Anuncie no Facebook

Os anúncios do Facebook são uma forma barata de divulgar sua empresa. Além dele ser uma das ferramentas de mídia social mais populares.

Ainda que muitas pessoas digam que o público do Facebook mudou, diminuiu, ficou mais velho, ele ainda é fundamental na sua estratégia de marketing para redes sociais. 

Definitivamente, ao anunciar no Facebook você alcançará um enorme público. Além disso, seus anúncios poderão ter seus públicos personalizados, o que fará você focar realmente no público que quer. Portanto, gastará menos verba com a possibilidade de um ROI maior. Isso é fundamental em uma campanha de marketing digital.

Por exemplo, você pode anunciar para novos públicos para os seus produtos e serviços ou quer achar um público semelhante ao que já tem?

Mas, lembre-se, os anúncios do Facebook vão sendo otimizados pelo Facebook dia a dia. Então, anunciei pelo menos de dois a quatro dias para começar a otimizar o seu anúncio. Da mesma forma, teste diferentes formatos, artes e posicionamentos para ver o que funciona melhor para o seu negócio.

2. Validar o Seu Público

Validar o seu público é uma prioridade no marketing de mídia social. Porém, como o Facebook oferece uma capacidade para experimentar, testar e personalizar os seus anúncios e públicos, a validação do seu público nessa mídia social fica ainda mais importante. 

Novamente, teste continuamente!

Igualmente, uma forma eficaz de estratégia de marketing digital pode ser você fazer uma engenharia reversa em suas campanhas de marketing digital. Com base nisso, defina muito bem as características do seu público-alvo para atingi-los em cheio. Por exemplo, qual a localização principal deles, qual a idade deles, o que fazem no seu tempo livre e etc.

Por fim, no momento em que você encontrar o seu público-alvo ideal, o Facebook deixa que você o salve para que o use em outras campanhas digitais futuras. Ao identificar os públicos que respondem à sua marca, você pode salvar esses grupos específicos. Essa dica de marketing nas mídias sociais é super útil. Por exemplo, principalmente quando você está promovendo um conteúdo de algo que acontecerá no futuro. Logo, você precisará tocá-lo novamente mais para frente. De igual maneira, quando você precisa fazer retargeting esse seu público.

3. Retargeting usando públicos personalizados

Agora explicarei a importância de usar anúncios para redirecionar clientes potenciais.

Toda vez que você faz uma campanha, sendo o resultado bom ou não, você atingiu um determinado público. Para muitos profissionais de marketing, a jornada para esses anúncios terminou aqui.

Porém, esquecem que algumas pessoas viram o anúncio, e é possível fazer retargeting para esse público. Enfim, pode desde apresentar um novo anúncio para lembrar e chamar esse público para a compra, ou seja, para oferecer uma oferta especial para convencê-lo a comprar.

Em resumo, o Facebook permite que você salve o público que viu sua campanha, e até te dá análises sobre o comportamento dele diante do seu anúncio. Por exemplo, o usuário clicou no meu link? Quantos segundos do meu vídeo o usuário viu?

O retargeting é uma estratégia de marketing digital que funciona muito bem para potencializar as suas vendas. 

Por fim, lembre-se que retargeting possibilita que você pré-filtre os clientes em potencial antes mesmo de gastar um centavo com eles.

Agora vou falar do retargeting de um link.

Em síntese, o retargeting de um link permite que você adicione pixels de retargeting do Facebook ao seu link curto. Ou seja, o retargeting de um link sempre estará presente quando você compartilhar um conteúdo onde você o selecionou.

Enfim, com isso você consegue que quando uma pessoa clique em seu conteúdo, possa depois receber retargeting de outros anúncios relevantes seus. E o melhor de tudo, você poderá fazer retargeting segmentado de acordo com a ação que ele tomou a partir dessa url.

Dicas de marketing para redes sociais – Instagram

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5. Entenda o valor dos conteúdos salvos

Primeiramente, a ideia do Instagram de implementar o salvamento de conteúdos foi melhorar a experiência do usuário e trazê-lo de volta à plataforma. Ou seja, o salvar conteúdos acaba funcionando como um “curtir”. De igual maneira, é uma maneira do usuário salvar algum conteúdo que for relevante para ele e que ele gostaria de ler depois. Portanto, o usuário voltará à plataforma para rever o conteúdo.

Então, o Instagram aproveita também esse salvamento para ajustar seu algoritmo. Ou seja, quando um usuário salva um conteúdo, ele demonstra que aquele tipo de conteúdo é relevante para ele. Então, o Instagram entrega outros conteúdos semelhantes ao conteúdo salvo para esse usuário. Portanto, aí entra sua estratégia de marketing em redes sociais. Você tem que usar a criatividade para entregar um novo conteúdo sobre esse tema para que esse usuário visite o seu perfil novamente.

Por exemplo, você pode criar novos posts dando continuidade a esse assunto. Da mesma forma, criar conteúdos que aprofundem esse tema de interesse. Igualmente pode criar um microblog em seu perfil. E por fim, pode inclusive criar uma minissérie sobre esse tema.

6. Experimente formatos diferentes

A maioria das marcas se limitam a divulgar posts com imagens bonitas e atraentes. Apesar das fotos, principalmente as que estão em alta qualidade, serem fantásticas para engajar seu público-alvo, o Instagram te oferece outros formatos que podem ser muito vantajosos para a sua marca.

Você pode começar a publicar desde GIFs criativos que se conectem com o seu público, até memes e micro blogs.

Existem também os formatos de stories que engajam super bem. E o formato pouco explorado chamado IGTV. Neste último você pode postar vídeos grandes.

Como você vê existem muitas opções e dicas de redes sociais para você usar em seu marketing nas redes sociais. Então, as experimente!

7. Crie sua própria série

O IGTV é um formato incrível do Instagram. Porém, é pouco explorado por diversas marcas. Nele você pode postar vídeos bem produzidos para divulgar sua marca, seus produtos ou seus serviços.

Por exemplo, você pode criar uma série com diversos capítulos para atrair seu público alvo, aumentar seu engajamento e fazer com que visitem novamente o seu perfil. Da mesma forma, pode postar vídeos de um evento que sua marca está participando. Igualmente pode criar vídeos tutoriais sobre seus produtos ou serviços. Ainda, responder em vídeo as perguntas e respostas dos seus clientes. Do mesmo modo, pode compartilhar reviews, depoimentos e avaliações dos seus clientes. Enfim, basta você usar a criatividade e vai poder fazer um excelente uso de mais essa ferramenta de marketing digital.

Por fim, lembre-se que vídeos engajam e conectam as pessoas de uma forma extremamente poderosa. Assim, se você está se perguntando como pode expandir sua oferta de conteúdo, não deixe de considerar o uso do IGTV em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

8. Utilize os Micro Influenciadores

Provavelmente você é mais um dos que subestimam o recurso dos micro influenciadores nas suas estratégias de marketing digital. Mas, saiba que eles podem fazer uma tremenda diferença no sucesso das suas campanhas de marketing digital.

Certamente, as marcas querem sua imagem associada a pessoas famosas que representam as suas caras. Porém, nem toda empresa tem um budget alto para contratá-los. E nem sempre um rosto famoso tem aderência ao seu tipo de negócio e ao seu público.

Seguramente, nesse momento você deve considerar os micro influenciadores. 

Um micro influenciador pode falar de temas que são de interesse do seu público. Da mesma forma, pode ter milhares de fãs e seguidores que você identifica como seu público alvo.

E concorda que o boca a boca, ou seja, uma indicação funciona muito melhor que um anúncio?

Portanto, imagine o impacto de um Micro Influenciador comentando e indicando o seu produto para os seus fãs. Sim, os fãs que são um público aderente e de qualidade para o seu negócio. Ele pode atrair novas vendas e novos seguidores para a sua marca. De forma mais orgânica e sem uso de bots com seguidores com perfis falsos ou que não existem.

Dicas de marketing para redes sociais – TikTok

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9. Preencha completamente o seu perfil

Assim como acontece em outras redes sociais, é fundamental que você preencha o seu perfil com todos os dados do seu negócio. Após cadastrar o seu perfil, lembre-se de mudá-lo para um perfil comercial. 

Lembre-se que o seu perfil e o seu conteúdo devem ser atraentes, para atrair os seguidores que se identifiquem com a sua marca. Do mesmo modo, saiba que seus seguidores estarão sedentos para acompanhar suas novas publicações.

Sua foto ou logotipo devem estar com ótima qualidade e cara profissional. O nome criado também deve ser fácil de lembrar. Por fim, conecte outras redes sociais da sua empresa no Tik Tok. como por exemplo o Instagram e o Youtube. Em resumo, isso ajudará você a aumentar o fluxo de visitantes no seu perfil do TikTok. Por conseguinte, conseguirá uma boa movimentação e engajamento em sua conta.

10. Poste conteúdo original

Independentemente da rede social, é fundamental postar conteúdo original. O TikTok não é uma exceção. Enfim, conteúdos originais geram engajamento. De igual forma, mantém a fidelidade dos seus seguidores. Do mesmo modo, atrai novos seguidores. Busque fazer vídeos rápidos, úteis e principalmente diferentes dos que as pessoas estão fazendo.

Portanto, busque se destacar. Por exemplo, o TikTok é bastante conhecido por ser um app onde as pessoas pegam um áudio e o dublam. Entretanto, fuja disso. Enfim, o ideal é criar tutoriais, enquetes ou conteúdos pertinentes à sua marca.

11. Seja constante nas publicações

Desde já, não serve para nada criar conteúdos incríveis se você os posta sem constância. Para fazer seus seguidores terem interesse no seu perfil, poste, de preferência, diariamente na plataforma. Portanto, inclua na sua estratégia de marketing nas redes sociais um cronograma de postagens. Os perfis mais bem sucedidos postam todos os dias. Mas, se você conseguir manter uma constância de postar duas vezes por semana, já é um bom começo.

Definitivamente fique atento aos melhores horários para postar seu conteúdo original. Isso aumentará sua chance de ser visto por mais pessoas que podem se tornar seguidores. Ademais, aumentará a chance dos seus seguidores também verem seu novo conteúdo.

Dicas de marketing para redes sociais – LinkedIn

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12. Publique conteúdos e conecte-se regularmente

Como qualquer plataforma, o LinkedIn também precisa ter um marketing nas redes sociais bem definido. 

A saber, o LinkedIn sempre deu extrema importância para a conexão entre os seus usuários. Ela em sua essência é uma ferramenta de networking que conecta pessoas. Não é só um espaço para buscar emprego ou para expandir a relação empregador e candidato.

No entanto, para não desaparecer, tanto perfis empresariais, é preciso manter sua conta no LinkedIn sempre ativa. Portanto, busque sempre se relacionar com o seu público-alvo ideal. Enfim, mantenha seu perfil sempre atualizado, poste novidades e conteúdos relevantes a esse público.

Em conclusão, além da atualização busque sempre postar coisas novas no seu perfil e interagir com suas conexões. Por exemplo, poste artigos, apresentações, envie mensagens para suas conexões e etc.

13. Teste anunciar no LinkedIn

Entre as dicas de mídia social, está experimentar anúncios pagos no LinkedIn. Eles podem fazer total sentido ao seu marketing digital empresarial. Ou seja, você estará aproveitando o melhor de dois mundos. O alcance absurdo do LinkedIn como rede social e o uso disso como uma ferramenta de marketing nas redes sociais direcionada.

Porém, fique atento! As regras para anúncios no LinkedIn tem suas próprias regras. Um ponto importante, é que anunciar no LinkedIn é mais caro que em outras redes sociais. Da mesma forma, a taxa de cliques é bem menor que em outras redes sociais. Porém, esses cliques são dados por usuários extremamente qualificados e interessados em seu negócio, o que por si só já faz valer pena anunciar no LinkedIn.

Mas você pode economizar nessa sua estratégia de marketing nas redes sociais. Pode usar toda a sua verba, ou parte dela, para anúncios PPC (pagamento por clique) para um público mais abrangente. Isso irá baratear os custos da sua campanha. Ainda que, um público bem segmentado, normalmente seja a melhor estratégia, essa pode ser uma nova oportunidade de trazer novos usuários e novos perfis para a página do seu perfil no LinkedIn.

Uma dica é você testar um mesmo anúncio no LinkedIn e em outra rede social do seu negócio. Mas atenção à forma de cobrança de cada rede social. Busque comprar CPC (custo por clique). Afinal, só assim você poderá comparar maçã com maçã e ver se anunciar no LinkedIn vale a pena na estratégia de marketing nas redes sociais do seu negócio.

14. Evite vender no LinkedIn

O LinkedIn não é uma plataforma de rede social construída com foco e perfil para venda de produtos e serviços. 

Portanto, não tente forçar vendas nessa plataforma. Pelo menos não de maneira direta. Igualmente, não tente forçar as pessoas a verem sua empresa como líder nessa rede social. Em vez disso, foque em construir relacionamentos com o seu público alvo. Do mesmo modo, aproveite a plataforma para fazer branding. Ou seja, divulgar e vender a sua empresa como marca.

Ademais, atenção para o conteúdo do seu perfil. Se o seu conteúdo não for relevante para os seus usuários, eles deixarão o seu perfil em segundos. 

Finalmente, uma boa forma de abordar seus usuários, é a transparência e a comunicação natural e verdadeira com as pessoas que seguem o seu perfil.

15. Crie e publique conteúdo multimídia

Para começar, aqui vale o que já falei anteriormente. Ou seja, vídeos engajam e conectam as pessoas de uma forma extremamente poderosa. 

E no LinkedIn, os vídeos apresentam um desempenho acima da média se utilizados da forma correta. Por exemplo, uma maneira incrível de pauta, é você criar diversos vídeos ensinando as pessoas a usarem os seus produtos ou serviços. De igual maneira, vídeos que resolvam um problema de forma perceptível, fácil e imediata.

Além disso, como uma marca com muita experiência, você também tem a capacidade de se estabelecer como um líder inovador usando o conteúdo certo e ajudando os usuários a abordar questões mais profundas em seu setor.

Os infográficos, os relatórios anuais e as notícias institucionais também são ótimos conteúdos para serem postados no LinkedIn. Portanto, experimente todos eles e descubra o que funciona melhor para a sua empresa.

Dicas de marketing para redes sociais – Twitter

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16. Monitore o seu Twitter com uma estratégia de Social Listening

O Twitter é uma das mídias sociais onde o conteúdo parece criar vida própria. Conforme as conversas evoluem durante os dias, vamos ficando com a sensação que é quase impossível acompanhar cada uma das novas atualizações. Portanto, ponha foco no Social Listening. Ou seja, no monitoramento, acompanhamento e análise de conversas e interações nessa mídia social. Então, com base nesse monitoramento, ponha seus esforços e se posicione sobre as últimas questões mais relevantes.

No Twitter, não basta sua empresa entender o que o seu público pensa, espera e quer. Enfim, é fundamental que sua empresa faça parte das conversas que acontecem no seu perfil do Twitter em tempo real. Não fique fora jamais, principalmente, das conversas mais significativas entre os usuários e entre eles e sua empresa.

17. Crie uma Persona um tom de comunicação

Desde já, o tom de comunicação que você usa para comunicar a sua marca no Twitter é importantíssimo. Do mesmo modo, a criação de uma persona (um personagem fictício), que pode ser materializada ou não.

Originalidade, autenticidade e escrita objetiva, são fundamentais na comunicação nessa plataforma. Portanto, gaste um bom tempo para definir exatamente qual será o tom de comunicação da sua marca.

Igualmente, gaste um tempo para definir se a persona da sua marca é jovem, casual, descontraída, séria, instrutiva, informativa e etc. Ou seja, encontre essa persona e experimente-a. 

18. Use seu Twitter para aplicar pesquisas

Pesquisas têm algumas vantagens para o seu negócio:

  • Criam conteúdo gerado pelo usuário (UGC). UGC é a sigla para a expressão em inglês User-Generated Content. Enfim, nada mais é que qualquer tipo de mídia criada pelos usuários. Por exemplo, comentários, posts, fotos, vídeos que os usuários acabam produzindo de forma espontânea para uma empresa. 
  • Aumentam o engajamento dos seus seguidores com a sua marca com um esforço muito pequeno.
  • É rápida e pode te trazer informações importantes para definir suas próximas comunicações.
  • Você pode fazer pesquisa sobre qualquer coisa. 
  • Perfeitas para fazer testes A/B. Ou seja, dependendo da resposta do usuário, você o direciona para uma página de destino diferente ou para uma oferta diferente.

Agora é só testar as pesquisas como estratégia de marketing nas redes sociais no Twitter.

19. Anuncie no Twitter

Primeiramente, existem vários formatos diferentes de anúncios para você testar para a sua marca no Twitter. Por exemplo, tweets patrocinados, contas patrocinadas e trend tópicos patrocinados. 

Vou focar aqui nos tweets patrocinados. Para este tipo de anúncio, você paga pelo desempenho do seu tweet patrocinado. 

Um aspecto muito valioso no Twitter é que você pode criar conteúdo de acordo com o que está acontecendo no mundo e na plataforma. Por exemplo, usar os trend topics como referência para criar um conteúdo semelhante. Como resultado, você consegue fazer anúncios de oportunidade com mais facilidade, conteúdos autênticos e que estão totalmente antenados ao que está acontecendo naquele momento.

Dicas – Pinterest

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20. Anuncie no Pinterest

O Pinterest é uma rede social show para você se conectar com um público segmentado que você definir. Porém, certifique-se, através de pesquisas de mercado, que seu público está no Pinterest.

Confirmado isso, agora é só anunciar. Além disso, o Pinterest possibilita que você crie conteúdos com imagens, com gifs animados e com resumos e infográficos.

21. Use Pins Avançados (Rich Pins)

Primeiramente, você sabe o que são Rich Pins? Os Pins Avançados (Rich Pins) são botões que auxiliam a sua marca a apresentar informações adicionais. Com isso a experiência do usuário é melhorada e aprimorada. Por conseguinte, o engajamento com a sua marca aumenta.

São uma forma fácil e simples do usuário acumular pins sem nem mesmo pensar nessa ação.

Existem alguns tipos diferentes de Rich Pins:

·        Pins de Produtos: divulgue o preço do produto em tempo real. Igualmente a disponibilidade do produto.

·        Pins de Receitas: ingredientes, tempos de cozimento e inclusive tamanhos de porção

·        Pins de Artigos: Foca no autor do Pin

Em síntese, é fácil! Crie conteúdo relevante e de interesse do seu público-alvo. Por fim, desenvolva um relacionamento com esse seu público altamente segmentado durante o tempo todo.

22. Otimize seu Conteúdo do Pinterest para Celular

A maioria das pessoas acessam o Pinterest pelo celular. Então, tenha sempre em mente criar conteúdos que funcionem bem em dispositivos móveis. As imagens tem que ser de boa qualidade, os textos legíveis e o conteúdo atraente. 

Busque sempre usar imagens no sentido vertical e em formato de retângulo. Ou seja, na proporção 2:3 para preencher toda a tela do celular para que a experiência do usuário seja a melhor possível.

Aproveite mais essa dica de Marketing para redes sociais e faça do seu Pinterest mais uma de suas ferramentas de marketing digital colocar o seu negócio online.

23. Use e abuse das estratégias de palavras-chave

Atualmente, o Pinterest se tornou uma nova forma de buscar informações. Ou seja, ele funciona como um “mecanismo de busca”. E é muito fácil pesquisar qualquer coisa que seja útil para os usuários.

Portanto, é fundamental que quando for publicar alguma coisa nessa rede social, perca um bom tempo se concentrando e escolhendo as melhores palavras-chave.

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Conclusão

O marketing nas redes sociais pode parecer difícil e trabalhoso. Mas com essas simples dicas, você verá que não é um monstro de 7 cabeças. 

Em resumo, quando usar o Facebook, segmente e valide bem o seu público-alvo e utilize retargeting.

Certamente, no Instagram testes os diversos formatos de conteúdo da plataforma. E por fim, construa algo original e único.

Já para o TikTok, assegure-se que todas as informações do seu perfil estejam completas. Igualmente que sejam atraentes. Por fim, crie e divulgue constantemente conteúdo original.

Então, no LinkedIn, aproveite para ampliar a sua presença de marca e para construir relacionamentos verdadeiros com os usuários. 

Em seguida, aproveite a agilidade e o frescor dos conteúdos do Twitter e use-os a favor do seu negócio. 

Por fim, quando quiser falar diretamente com um público bem específico e segmentado, anuncie no Pinterest. E não esqueça de gastar um tempinho na escolha das melhores palavras-chave para os seus Pins.

Não importa se você vai focar em uma, duas ou várias redes sociais em suas estratégias de marketing nas redes sociais. Porém, aproveite as ferramentas de análise e resultados de cada uma dessas redes para otimizar e conseguir os melhores resultados para as suas campanhas. Além disso, teste, teste e teste. Errar e acertar nas redes sociais faz parte do aprendizado e da criação de um marketing digital realmente efetivo e relevante para o seu negócio.

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Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.

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