micrometas

Micrometas: alcance com elas seus principais objetivos

Concentre-se em micrometas. Saiba como transformá-las em aliadas para alcançar seus grandes objetivos neste ano

Enfim, como as micrometas podem realmente te ajudar?

Então, passamos a primeira metade do ano. Certamente você já começou a revisar o andamento de seus planos anuais para os seus negócios. 

Os resultados não foram muito bons? Então, é bem provável que você tenha a seguinte preocupação adicional:

“Como eu poderei alcançar meus objetivos nos meses restantes?”

Portanto, o primeiro passo é você não se sentir sobrecarregado ou pressionado. Ou, em contrapartida, você perderá as habilidades analíticas necessárias para criar, com tranquilidade, um plano B. Do mesmo modo não conseguirá detectar quais ajustes são necessários em sua estratégia. 

Por outro lado, e como explicam os especialistas em coaching, mais do que os grandes objetivos, foque em se concentrar nas chamadas “micrometas”.

Ou seja, nos pequenos avanços de todos os dias que te permitirão alcançar a linha de chegada.

Conheça e compre a assinatura da Educafit. Educafit é a maior plataforma de aulas e cursos online do mercado fitness.

Por fim, saiba que as micrometas aplicam a filosofia da atenção plena , também conhecida como Mindfullness. Em síntese, esta filosofia pode auxiliar você a focar no aqui e no agora. 

Assim sendo, já não use expressões como:

  • “Daqui para frente” ou
  • “No que resta para o fim do ano”

Elas podem te causar angústia e tensão. Não apenas para você, como dono de um negócio e empreendedor, mas também para a sua equipe.

No entanto, com um plano de ação claro e motivado para alcançar as metas do dia-a-dia, você poderá avançar de uma maneira mais sustentável. 

Enfim, é tudo isso que vou te ensinar neste post.

1. Faça um diagnóstico do andamento do seu plano estratégico

O primeiro passo é você revisar quais são os objetivos estabelecidos para o ano

Para fazer isso, analise os números da sua empresa. Por exemplo, a renda ou a produtividade.

Então, faça uma análise objetiva da situação. Não crie desculpas para você mesmo e nem aceite desculpas de sua equipe.

2. Defina prioridades

Seja realista!

Se você estabeleceu muitos objetivos, e eles foram grandes demais, e o progresso foi baixo, então, será difícil superar a situação nos próximos meses. 

Assim, defina quais são os cinco objetivos mais importantes. Aqueles cinco que terão um forte impacto nos negócios.

Por exemplo:

  • aumentar a divulgação em novos canais de venda,
  • reduzir custos,
  • fazer um novo treinamento e
  • treinar a equipe em habilidades digitais e focar-se neles.

3. Divida os grandes objetivos em micrometas

Como explicam os especialistas em desenvolvimento de negócios:

Não se alcança o Everest em um único dia.”

No caminho para o topo da grande montanha, os alpinistas montam numerosos acampamentos. Lá eles descansam, se alimentam e reabastecem suas energias. Do mesmo modo, ajustam a estratégia, de acordo com as condições climáticas ou a condição física do grupo. 

Você deve fazer o mesmo com os cinco objetivos principais que elegeu para o resto do ano. Divida-os, em no mínimo, quatro etapas. E, logo, uma por mês. 

Em seguida, determine também o que deve ser feito dentro de cada período de trinta dias. E, defina uma meta por semana.

Sabendo seus objetivos, fica mais fácil você pensar em microetapas. Da mesma forma, desdobrar as tarefas. E, do mesmo modo, os prazos para cada uma delas.

Por exemplo, se seu objetivo é dobrar o faturamento nos próximos meses, você pode definir suas micrometas com as seguintes perguntas:

  • Como vender mais?
  • Qual é a conversão de vendas com os clientes atuais?
  • Como atrair mais clientes para comprarem meus produtos e serviços?
  • Qual é o custo de aquisição de cada novo cliente? e
  • Qual é a expectativa de conversão de vendas com esses novos clientes.

4. Não se esqueça de acompanhar o progresso

As micrometas não são uma solução mágica. Você não conseguirá nada da sua equipe se não os acompanhar, monitorar e lhes fornecer o feedback necessário sobre o que eles fizeram bem. Assim também, o que eles deveriam melhorar.

Para que o progresso seja contínuo, também é essencial comunicar quais eram os pequenos objetivos a serem alcançados. Isso fará com que seu pessoal não perca a motivação,

Isso, na realidade, são grandes avanços para alcançar o objetivo maior que é o crescimento sustentável dos negócios.

Assim, aplique essas 4 recomendações.

Certamente, com elas você cobrirá seus objetivos mais importantes para este ano. Basta aplicá-las.

Faça o mesmo, com as micrometas.

formula negocio online alex vargas micrometas

Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e na área de marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.

Se você gostou, comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

competitividade empreendedor Empreendedorismo empresário empresários ideias micro objetivos micro-metas micro-objetivos micrometas Micrometas: como transformá-las em aliadas para alcançar seus grandes objetivos motivação produtividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Precisa de ajuda?