Lançar um novo produto: você está pronto para fazê-lo?
Você está pronto para lançar um novo produto?
Antes de responder a essa pergunta, recomendo que você leia a esse post.
Primeiramente, lançar um novo produto no mercado, e apresentá-lo, é um dos momentos mais motivadores pelos quais um empreendedor pode passar.
Enfim, poucas coisas produzem mais satisfação do que ver o fruto do esforço de toda uma equipe na vitrine de uma loja. Ou, da mesma forma, em uma loja virtual.
No entanto, esse processo também demanda muito trabalho e estresse. Portanto, à medida que você se aproxima do “dia D”, ou seja, o dia de lançamento do produto, surgem muitas dúvidas sobre se está realmente pronto ou não para isso.
É comum que você se pergunte:
- Os consumidores realmente apreciarão o valor agregado do meu produto?
- O preço do meu produto é justo? e
- Será que existe algum ponto sobre a embalagem do meu produto que eu não considerei?
Então, essas são apenas algumas das perguntas que podem te aparecer no momento final, uma vez que, todos esses pontos podem atrasar os seus planos. Da mesma forma. o seu lançamento de um novo produto.
Portanto, a coisa mais importante a fazer, para avançar neste estágio decisivo, é garantir que você está bem preparado.
Do mesmo modo, que não deixe nenhum detalhe para trás.
Assim sendo, apresento abaixo, uma lista de verificação completa dos pontos fundamentais que você deve levar em consideração antes do lançamento do seu produto.
Ou seja, desde os aspectos legais, até os relacionados ao marketing e à distribuição.
Enfim, esse checklist traz os pontos principais que você deve cobrir para ter um lançamento bem-sucedido.
Por fim, ressalto que esse checklist foi feito segundo as sugestões de especialistas em lançamento de produtos.
Checklist
PRODUTOS
- Proposta de valor definido, por exemplo:
- valor agregado,
- objetivo e
- posicionamento no mercado.
- Em seguida, processo de produção documentado,
- Logo depois, os contratos com os fornecedores de suprimentos aprovados e os contratos assinados,
- Procedimentos de registro de marca ou a patente em andamento,
- A embalagem com o seu projeto aprovado e
- Por último, o estoque em armazém.
MARKETING PARA LANÇAR NOVOS PRODUTOS
- O preço definido, ou seja, o preço de lançamento, o preço regular e a oferta,
- Os eventos de lançamento, como por exemplo:
- a apresentação à imprensa, e
- as degustações ou os testes nos pontos de venda e etc.,
- Em seguida, as informações sobre o produto no site ou na loja virtual da empresa,
- A campanha de relações públicas aprovada para poder lançar o novo produto,
- A publicidade em mídia tradicional aprovada para poder lançar o novo produto e
- A campanha de marketing online aprovada, contendo:
- a estratégia de conteúdo,
- as redes sociais e
- os anúncios do Google AdWords e do Facebook
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LOGÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO E ENTREGAS
- Os pontos de venda definidos,
- Os canais de distribuição e os processos logísticos definidos,
- A logística, a distribuição e os contratos de vendas aprovados e os contratos assinados,
- Os produtos em estoque para o lançamento e para o pós-lançamento do produto e
- O sistema de monitoramento e de controle de estoque em operação. Ele deverá estar vinculado ao seu Aspel SAE.
ATENDIMENTO AO CLIENTE E SERVIÇOS PÓS-VENDA
- Os processos definidos de atendimento ao cliente e os serviços pós-venda,
- O treinamento de vendedores incluindo:
- as informações sobre o novo produto,
- os argumentos de vendas e
- as promoções atuais e etc.
- E, o treinamento do pessoal de atendimento ao cliente sobre:
- as garantias,
- as devoluções,
- a atenção às reclamações, e
- a resolução de problemas e etc.
Em conclusão, espero que esse checklist te ajude bastante quando você for lançar um novo produto.
Então, depois de revisar essa lista, comente com a gente, resumidamente, o que você precisa para lançar um novo produto.
Da mesma forma, o que você vai precisa ajustar?
E, por fim quais os aspectos que você cobriu completamente?
Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e na área de marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.
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