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Produtor Digital – Primeiras dicas para ser um.

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Se você conhece muito bem sobre um determinado assunto e tem vontade de ensiná-lo às outras pessoas, já é hora de você se tornar um produtor digital e criar e lançar seu infoproduto

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Muitas pessoas já pensaram nisso também. Assim, se tornaram um produtor digital e empreenderam digitalmente. Contudo, com o tempo, descobriram que não planejaram o produto digital da maneira correta e nem o suficiente.

Assim, antes de começar o desenvolvimento do seu infoproduto, você precisa estudar o conceito do seu produto. Da mesma forma analisar o seu público-alvo. E por fim, avaliar se a ideia tem mercado e é lucrativa.

Então, para te ajudar a se tornar um produtor digital, escrevi esse post.

Listo nele os principais pontos sobre o que você precisa ser um produtor digital. E a o que tem que saber e fazer para criar o seu infoproduto. Assim também, como conseguir os melhores resultados em cada etapa. E, por conseguinte, como conseguir no resultado final do produto também. Só dessa forma ele vai se tornar realmente um produtor digital de sucesso.

Escolha o assunto e o nicho sobre o qual você deseja falar

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A primeira coisa a fazer antes de criar um produto digital, é definir o assunto e o nicho que você vai trabalhar.

O mais recomendado é que seja algo que você conhece muito bem. Da mesma forma, que você seja preferencialmente um especialista. E, por fim, que você conhece mais sobre ele do que a maioria das pessoas. Só com todos esses pontos cobertos, você será capaz de criar e entregar algo que seja relevante para o seu público.

Agora, se for um assunto e um nicho que você não entende tanto assim, o melhor é você se aliar a um outro produtor digital. Vocês poderão desenvolver juntos um infoproduto. Com essa estratégia você poderá reduzir a sua carga de trabalho nessa etapa e aumentar a qualidade final do seu produto. EM outras palavras, esse tipo de aliança, ainda que aumente um pouco os custos de produção, é perfeito para quem quer ganhar dinheiro com um infoproduto, mas ainda não é um especialista.

Então muita atenção, estude e analise bem sobre o assunto e nicho do seu infoproduto. Igualmente, como vai produzi-lo e o que como falará dela para você ter a certeza que ele será viável e um negócio online de sucesso.

Defina o formato do seu infoproduto

Depois de escolhido o tema e o nicho, por exemplo, fitness e bem-estar, é hora de definir qual o formato que você desenvolverá seu infoproduto.

Atualmente, há uma variedade enorme de formatos disponíveis para um infoprodutor escolher. Eles incluem, por exemplo: ebooks, videoaulas, podcasts e etc.

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O melhor formato dependerá de três fatores principais:

  1. Os recursos que você tem disponíveis:
    1. Microfone,
    2. Programa de edição,
    3. Câmera,
    4. Investimento e etc.),
  2. O interesse do seu público-alvo por este tipo de produto,
  3. A possibilidade de adaptação do produto ao formato digital escolhido.

Por exemplo, imagine que você está ensinando uma receita de pão através de um podcast. Pode até ser que funcione, mas a qualidade não será a mesma se comparada a de uma videoaula. Por podcast, não seria possível mostrar o passo a passo. Igualmente, não seria a forma mais fácil e didática. Tampouco será o formato que o seu público espera receber e aprender este conteúdo. Então, o ideal é que você monte uma videoaula sobre esse assunto.

Analise a concorrência e os produtos digitais de outro(s) produtor(es) digital

Agora que você já tem o conceito de seu infoproduto, verifique se há algum infoprodutor que já venda algo semelhante. Veja qual é o preço que ele o vende. Analise sua estratégia de venda. Da mesma forma veja como ele trabalha o infoproduto dele no site, redes sociais, anúncios e etc. Por fim, veja o que ele oferece e com qual qualidade.

É muito importante conhecer os produtos digitais de seus concorrentes. Sejam eles diretos, que são os produtores que vendem o mesmo produto que você, ou indiretos, que são os que vendem produtos diferentes, ainda que vendam para o mesmo nicho que você, por exemplo. O próximo passo é fazer um benchmarking.

Escolha dois ou três concorrentes para analisar. Analise e escreva os pontos fortes e fracos deles. Assim, terá as melhores práticas para adaptar e integrar ao seu produto digital. Mas, atenção! Nunca o copie. Melhore-o e crie um diferencial só seu!

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Defina sua persona, ou seja, o perfil do seu comprador

Desde o começo, é importantíssimo que como produtor digital você conheça bem o seu público-alvo.

Portanto, se faça as seguintes perguntas:

  • Quem comprará o meu produto digital?
  • O que essa pessoa espera do meu infoproduto? e
  • Quanto o meu cliente está disposto a pagar pelo meu produto digital?

É importante também que você segmente o seu público-alvo. Com isso conseguirá definir suas características mais comuns como:

  • Idade,
  • Sexo,
  • Estado civil
  • Localidade
  • Interesses e etc.

Em seguida, crie a sua persona.

Em geral, a persona, ou perfil do comprador, é uma pessoa fictícia. Você cria um documento descrevendo o possível perfil do seu comprador. Esse documento deverá contemplar:

  • Nome,
  • Idade,
  • Gênero,
  • História,
  • O tom de comunicação que ele usará e
  • Outras informações.

Em outras palavras, a ideia é criar um personagem que represente o perfil da pessoa que comprará o seu produto.

Por exemplo: Homem, 30 anos, perfil empreendedor, inovador, autodidata, em início de carreira, está em busca de gadgets para facilitar seu dia a dia, objetivo, prefere conversa informal e frases mais curtas e etc.

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Hora de arregaçar as mangas e mãos à obra.

Depois de terminadas as etapas acima, você já terá um bom entendimento do tipo de produto digital que você quer desenvolver e como atenderá as necessidades do seu cliente. Agora você precisa desenvolver e implementar um plano de ações.

Para que tudo corra bem com o desenvolvimento do seu infoproduto, crie um pequeno plano de ações.

Para criá-lo, se faça as seguintes perguntas:

  •     Em quantas etapas menores posso dividir cada grande etapa da criação do meu produto digital?
  •     Essas pequenas etapas podem ser divididas ainda mais?

Essas perguntas são importantes, pois você precisará executar muitas etapas para concluir a criação do seu infoproduto.

Depois disso, seu trabalho estará melhor organizado. Isso te ajudará a evitar desperdício de tempo, energia e dinheiro. Nada impede que você comece entregando um produto mais básico, ou uma primeira versão do seu produto. Então, com tempo você o vai incrementado. É como se você aplicasse o conceito de entregas parciais.

Determine seus canais de vendas

Da criação até a primeira venda do seu infoproduto, existe um longo caminho. Portanto, é interessante que você já tenha ideia, desde o começo, de quais serão os canais que você usará para anunciar e vender seu produto.

Por razões óbvias, é necessário usar uma plataforma para hospedar o seu infoproduto que seja confiável, representativo e que se destaque no mercado.

Além disso, o melhor é que seja uma plataforma completa. Ou seja, fácil de usar, confiável, com bom suporte, segura e etc. É necessário que você foque o seu tempo na parte estratégica e de conteúdo. Eu particularmente uso a Hostagtor em meu site. Este site também a usa. Portanto, se quer uma indicação, eu indico a Hostgator sem sombra de dúvidas.

Quais são os principais nichos para criar um produto digital?

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Essa é a grande pergunta que todo produtor digital se faz. 

Determinados mercados têm clientes mais ávidos e dispostos a gastar. Assim também, são mercados com uma concorrência menor.

Alguns dos segmentos de mercado mais interessantes atualmente são:

  •     Casamento;
  •     Saúde e Bem-estar;
  •     Empreendedorismo;
  •     Cultura Pop;
  •     Ensino de idiomas;
  •     Cozinha;
  •     Liderança e Carreira;
  •     Economia e Política e
  •     Esportes.

É difícil definir qual nicho é mais ou menos rentável, até porque todos eles têm clientes interessados e apaixonados. E se são interessados e apaixonados, estão dispostos a gastar com ele.

Ademais, a partir do momento que você tem um bom infoproduto, será possível que você atraia a atenção do seu público. Com isso conseguirá bom desempenho nas vendas.

Vale lembrar ainda que, dentro de cada nicho, existem segmentos ainda menores e mais restritos. São o que chamamos de micro nichos. Neles, a competitividade, muitas vezes, acaba sendo menor.

No nicho ‘Cozinha’, por exemplo, há o micro nicho “Cozinha Saudável”. Ele, por exemplo, pode ser um ótimo nicho para se trabalhar.

O importante é perceber em que nicho o seu produto digital pode se destacar. Igualmente, ter um conteúdo completo e de qualidade para ajudar a acabar com uma dor ou dificuldade do seu público-alvo. Atenção, porque hoje em dia, esse é o principal fator para se conseguir ter sucesso com os produtos digitais.

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Formatos de conteúdo digital mais usados

Assim como existem muitos nichos, já comentei anteriormente que existem diferentes formatos para a produção do seu infoproduto. Ele podem ser um ebooks, um cursos online, infográficos, um podcast e etc.

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Os formatos mais usados são:

  • E-books – Livros digitais, geralmente com conteúdo mais objetivo. Possuem um design e uma diagramação diferenciados;
  • Infográficos – Apresentação de informações e gráficos objetivos em um único material;
  • Videoaulas – Aulas curtas e bem planejadas. As aulas são gravadas em vídeo;
  • Estudos de caso – Análise completa de caso. Geralmente é um texto;
  • Podcasts – Apresentações em formato de áudio digital e
  • Cursos online – Materiais mais completos e profundos que as videoaulas. São dedicados ao treinamento de certas habilidades.

O que deve ser avaliado antes de você criar um produto digital

Lembrar que cada formato exige um conjunto específico de recursos. Da mesma forma, exige conhecimento para ser desenvolvido.

Às vezes, você precisará de um funcionário ou freelancer para te ajudar com alguma atividade que você não domina. Posso citar, por exemplo, a edição e a diagramação de conteúdo, alguém que desenvolva o seu conteúdo, ou alguém que produza esse conteúdo e etc.

Mas, o importante é que o resultado final do seu produto digital tenha a melhor qualidade, o que por si só já pode ser um diferencial em comparação com a concorrência.

Conclusão

Como você aprendeu neste post, para ser um produtor digital e para criar um produto digital existem perguntas que você precisa se fazer antes de desenvolvê-lo.

É preciso conhecer os seus clientes, seus concorrentes, definir uma persona, escolher um formato e saber quais serão as plataformas de vendas que você vai utilizar.

Depois que tudo está definido, você só precisa focar em ser, enfim, um produtor digital, e em produzir o seu infoproduto. Então é só colocá-lo a venda. em conclusão, você saberá se sua ideia pode ser realmente lucrativa.

Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e área de marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.

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