como fazwer live

Como fazer lives e se conectar melhor ao seu público

Damos a você as recomendações que ajudarão você a fazer lives bem-sucedidas

Porque é tão importante você saber como fazer lives para os seus negócios? No marketing digital, o visual é mais importante do que nunca. Assim, no meio de um oceano de informações, imagensGIFs e vídeos permitem capturar a atenção do público e transmitir mais elementos sobre uma mensagem. E são importantes para que eles sejam compartilhados através das redes sociais e você consiga um maior engajamento com a sua marca e o seu negócio.

tendência de produzir vídeo está crescendo entre as marcas, ainda mais depois dos últimos acontecimentos; portanto, se queremos que nosso conteúdo tenha o impacto desejado, é importante nos diferenciar do resto. E uma das ferramentas que está aumentando sua relevância é a chamada Live (transmissão ao vivo). De acordo com os dados do Facebook, seus usuários passam três vezes mais tempo assistindo vídeos ao vivo do que aqueles que foram gravados anteriormente. Da mesma forma, eles os comentam até 10 vezes mais.

Enfim, este não é um fato sem importância se considerarmos a importância que a rede social fundada por Mark Zuckerberg está dando à interação de seus usuários com o conteúdo. Portanto, este é um elemento fundamental para a visibilidade de nossas publicações, especialmente se tivermos uma página empresarial. Assim, se você estiver trabalhando para aumentar o impacto de sua estratégia nas redes sociais, não poderá deixar de aproveitar a Live para melhorar o alcance das mensagens da sua marca e alcançar seus objetivos de vendas e promoção.

Mas como fazer lives? Quais são as recomendações básicas que devemos levar em consideração ao trabalhar com esse tipo de formato? Como podemos tirar proveito disso para o crescimento dos negócios? 

Em suma, abaixo listamos recomendações muito importantes para você.

Recomendações de como fazer Lives corretamente

Plano

Fazer transmissões ao vivo por fazer, não apenas não terá impacto sobre seus seguidores, mas também será um desperdício de recursos. Revise sua mensagem de marca, pense em como essa ferramenta permitirá que você a comunique, trabalhe em pré-produção, notifique seu público sobre a data e a hora da transmissão, meça o impacto na hora de produzi-la e grave o material, para que outros possam acessá-lo em outro momento.

Como fazer lives

Equipamentos para fazer Lives

Não adianta nada você planejar uma super Live, mas justamente a imagem e o som, tão valorizadas pelas pessoas hoje, forem de péssima qualidade.

Para que sua live realmente tenha sucesso, é primordial entender e investir nos equipamentos certos – eles serão grandes responsáveis pela qualidade da sua Live. É claro que o sucesso de uma transmissão ao vivo não depende só dos equipamentos, mas já é um bom começo.

Você pode começar com o seu celular se ele tiver uma boa câmera, mas pense seriamente em comprar equipamentos profissionais ao longo do tempo. Hoje em dia até os You Tubers iniciantes já investem em equipamentos mais profissionais. Sendo assim, abaixo listamos alguns equipamentos recomendados.

Câmeras para fazer lives

Para que uma live aconteça, é necessário que se tenha uma câmera. Mas qual a melhor e mais indicada?

Então, isso vai depender da sua estratégia, da ocasião e do orçamento para gastar/investir que você tenha. Portanto, você pode fazer transmissões com uma câmera profissional ou uma webcam de boa qualidade.

Assim sendo, se você tem dinheiro para investir em uma captura profissional, é importante que você opte por uma câmera com uma saída HDMI limpa (clean output). Portanto, isso quer dizer que com ela você conseguirá visualizar o vídeo tanto na câmera quanto na tela do computador e que a imagem transmitida não mostrará aos públicos as informações técnicas da câmera (como data, hora e até mesmo o REC).

Outra coisa importante é optar por uma câmera que seja 4k ou Full HD. Assim você terá certeza que a qualidade de imagem da sua transmissão ao vivo será alta. A seguir, listamos algumas das melhores câmeras que você pode usar em sua live.

Sony A6000 (ou outras da série A6XXX)

Sony A7s II (Ou outras da série A7x)

Panasonic Lumix DMC-GH5 (ou outras da sére GHx)

Em conclusão, estas são as mais modernas, com recursos diversos que vão melhorar muito a qualidade da imagem da sua Live.

Quer aprender mais sobre lives e marketing online então conheça os cursos online Liberdade Digital, Net Milionário e Edição de Vídeos e aprenda tudo sobre marketing digital passo a passo

Webcam para fazer lives

Mas se você ainda não tem tanto dinheiro para investir em uma câmera profissional, uma alternativa é utilizar as webcams com saída limpa ou até mesmo a própria webcam do seu computador – desde que ela tenha uma boa qualidade de imagem. Alguns modelos indicados nesses casos são:

Microsoft LifeCam Cinema

Logitech HD Pro C922

Logitech HD Pro C920

Webcam Logitech C925

Placa de Captura

Uma live profissional precisa de uma boa placa de captura, pois é que vai fazer a transferência da imagem + som da câmera / VCR para o computador.

Antes, as câmeras digitais precisavam de um cabo FireWire para serem conectadas ao computador, mas a tecnologia atual simplificou tudo para você. Hoje as câmeras, equipadas com uma saída HDMI, RCA ou SDI, podem ser ligadas por uma dessas conexões à placa de captura, que, por sua vez, é ligada ao computador utilizando-se um USB 3.0 ou um Thunderbolt.

Entretanto, se o seu computador não tem uma placa de captura nativa, não se preocupe, atualmente existem placas de captura externas que podem ser ligadas na câmera e no PC pela mesma entrada FireWire ou por cabos HDMI.

Em síntese, os modelos de placa que nós recomendamos são:

BlackMagic Web Presenter ou Blackmagic Intensity

Avermedia Placa Captura Gl310 Usb

Avermedia Placa Captura Gc553 Usb

Conheça as ferramentas essenciais para você ter sucesso no marketing online.

Iluminação

Para que sua live saia perfeita, outro ponto com o qual você precisa se preocupar é com a iluminação!

Portanto, pense na experiência do usuário: se seu vídeo estiver escuro, com a imagem granulada ou, em alguns casos, até mesmo iluminado demais, há uma grande chance de que a audiência desista de te assistir. Por isso, se optar pela iluminação artificial, preze por escolher bons equipamentos, e, no caso de iluminação natural, fique atento em como a imagem está sendo exibida no visor.

Kit iluminação mais completo

Opção 2

Kit inteligente

Microfones para fazer lives

Outro equipamento importante na hora de começar sua transmissão ao vivo é você estar seguro que a sua audiência vai conseguir te escutar com clareza. Por isso, caso você não possa contar com o microfone da própria câmera ou filmadora para fazer a captação do áudio, escolha um bom microfone e faça testes em vídeo antes de começar suas lives. Portanto, se seus seguidores ou novos expectadores não conseguirem te entender eles com certeza desistirão do seu conteúdo.

Enfim, o microfone que você vai usar, depende muito do tipo de situação e equipamento no qual você vai transmitir. Por exemplo, se for uma entrevista ou um programa em estúdio, em que se quer destacar a voz de uma ou mais pessoas específicas, o ideal é usar o microfone de lapela ou o modelo tipo sorvete, que captam o áudio de forma direcional e minimizam as interferências externas. Por fim, já para lives individuais, os microfones de mão ou de mesa funcionam bem.

microfone para fazer lives

Microfones de mão ou de mesa para fazer lives

USB Blue Yeti – Indicado para Podcast

Blue Snowball Ice – Melhor Custo Benefício

Shure SM58

HyperX QuadCast – Indicado para Streaming

Shure MV88 – Indicado para Celular

Microfones de Lapela para fazer lives

Lapela Rode Smartlav – Melhor Microfone de Lapela para Celular

Sony ECM-CS3 com Clipe Gravata – Melhor Microfone de Lapela de qualidade

Audio-Technica ATR3350IS – Microfone de Lapela com Som de Qualidade

Boya By-M1 – Microfone de Lapela para Iniciantes

Computador com conexão à internet

Como se trata de transmissão ao vivo na web, a internet é parte vital para que a live ocorra. É por meio da internet que o sinal será enviado aos servidores – que estão na nuvem – para que eles cuidem da distribuição do vídeo capturado.

Enfim, muitos dizem ser possível transmitir ao vivo até com internet 4G, o que não é mentira. Mas, acontece que esse tipo de conexão está sujeito a instabilidades. Se por acaso, ela cair totalmente, por exemplo, sua transmissão automaticamente irá sofrer os impactos: buffering, “tela preta”, travamento, etc. E sabemos que, se o evento é ao vivo, é porque ele está acontecendo naquele momento em especial. Se você deixar de transmitir alguma cena, mesmo que por alguns segundos, quando a conexão se restabelecer ela já terá passado e o internauta, perdido aquele fato.

Aqui, pense mais uma vez na experiência de quem assiste: se a internet ficar cortando a transmissão e dificultando seu entendimento, é muito provável que as pessoas acabem desistindo da sua transmissão ao vivo e passem a dar atenção a outras lives da internet, fechando a sua logo em seguida. Assim sendo, isso pode, inclusive, fazer com que elas comentem negativamente sobre você e sua live com outras pessoas, impedindo-as de conhecer o seu trabalho.

Dessa forma, para evitar maiores problemas e garantir estabilidade no live streaming, para uma transmissão ao vivo padrão o mais indicado é disponibilizar uma conexão de pelo menos 2MB de uplink dedicado e exclusivo para o servidor de upload – levando em conta apenas um canal de live streaming.

Use as plataformas certas para fazer lives

Existem muitas opções, e o ideal será aquele que o conectar mais diretamente ao seu público. Então, além do Facebook, Twitter e Instagram, existem ferramentas como Live.ly  e YouNow , que são mais usadas por públicos mais jovens, como os millennials . Por fim, se você deseja manter um registro da transmissão, o YouTube e o Zoom  são ideais para sua capacidade de armazenamento.

Converse com seu público

Uma das grandes vantagens das Lives é que elas permitem que as marcas sejam humanizadas. Por exemplo, se um seguidor tiver a oportunidade de fazer uma pergunta e resolver uma dúvida, ele se sentirá mais conectado à empresa e mais disposto a fazer uma primeira compra ou repeti-la. Portanto, ao planejar uma transmissão, leve em consideração o tempo e a maneira como você irá interagir com as pessoas que se conectam. Se eles ficarem frustrados com a transmissão, o efeito pode ser negativo e ele pode até acabar saindo da sua comunidade de seguidores.

Escrito por: Homero S. Mônaco F. é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP. Atua na área de marketing desde 1998 e na área marketing digital desde 2001. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalha como CMO de Marketing Digital, consultor de marketing online e é empreendedor digital nas horas vagas.

Se você gostou, comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

como fazer live como fazer live instagram como fazer live na twitch como fazer live no tiktok como fazer live pelo celular como fazer live youtube Como fazer lives e se conectar melhor ao seu público como fazer uma live de sucesso como fazer uma live profissional dicas sobre live estratégia live marketing melhor lugar para fazer live melhor plataforma para fazer live melhor rede social para fazer live melhores câmeras melhores microfones melhores microfones de lapela melhores placas de captura melhores webcams redes sociais roteiro para live transmitir ao vivo

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido!
Open chat
Precisa de ajuda?