O que são produtos digitais e como ganhar dinheiro com eles?
Já passou pela sua cabeça que você pode ganhar dinheiro com a Internet e até fazer um renda extra e trabalhar onde quiser, quando e como quiser? Pois então descubra o que são os produtos digitais agora mesmo!
Há alguns anos, o mercado de produtos digitais tem sido bem-sucedido entre os amantes e curiosos do empreendedorismo digital.
Devido ao formato desses negócios, muitas pessoas deixaram de estar no anonimato para se transformarem em um sucesso que nem sequer acreditavam ser possível.
Mas, mesmo ouvindo muito sobre produtos digitais, nem todo mundo sabe o que são e, portanto, muitas pessoas não percebem como isso pode ser uma oportunidade mais econômica e cômoda de compra ou para quem quer ter seu próprio negócio.
Neste post, vamos te contar:
- O que são produtos digitais ou infoprodutos?
- Quem pode se tornar um produtor digital ou infoprodutor?
- É possível criar um produto digital em conjunto com outras pessoas?
- Vale mais a pena ser um produtor ou um afiliado?
- Quais são os principais formatos de produtos digitais?
- Quais produtos digitais estão em ascensão?
- Quais produtos digitais são mais famosos no mercado online?
- Quais são os maiores mitos sobre os infoprodutos?
- Como criar um plano de negócios para vender infoprodutos?
- Como criar seu primeiro produto digital?
- Como saber qual conteúdo criar?
- Como criar cursos online?
- Como criar ebooks?
- Como precificar seu produto digital?
- Como proteger seus produtos digitais?
- Como validar seu produto no mercado?
- Onde vender seu produto digital?
- Como divulgar seus produtos digitais?
- Como é o ciclo de vida dos produtos digitais?
- Super Dica: Mantenha-se atualizado!
O que são produtos digitais ou infoprodutos?
Os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais produzidos em formato digital e distribuídos online. Alguns exemplos são e-books, vídeos, áudios, aplicativos, cursos online e etc.
A maioria deste conteúdo é educacional e com certeza, atualmente, os mais procurados atualmente são os cursos on-line.
Veja em nossa loja alguns dos cursos online que analisamos e selecionamos para você.
Eles se tornaram populares no mundo dos negócios online porque são poderosos e permitem escalabilidade de ganhos.
Para o usuário ou consumidores, o consumo destes conteúdos digitais também é muito vantajoso, pois o conhecimento se torna mais viável e prático de adquirir. Além de ser economicamente mais acessível, as pessoas não necessitam se mover para ir fazê-lo. Fazem de onde e na hora que podem ou querem, o que é outra vantagem enorme.
Quem pode se tornar um produtor digital oi infoprodutos?
O Produtor Digital ou infoprodutor é alguém que possui e domina um conhecimento específico que pode ser compartilhado na Internet e que cria um infoproduto (como um curso online ou um ebook), para ensinar a outras pessoas esse conhecimento em que são especialistas.
Se você é apaixonado por gastronomia, por exemplo, pode criar um curso online com receitas em vídeo para iniciantes que desejam aprender a se aventurar na cozinha. Ou, se você é especialista em organizar eventos, que tal criar um e-book com dicas para as noivas reduzirem as despesas do casamento? Existem milhões de idéias de produtos digitais no mercado online, e o melhor é que elas estão disponíveis para todos.
Pode parecer clichê para você, mas a verdade é que qualquer pessoa pode se tornar um Produtor Digital, desde que: Você tenha
- Mais de 18 anos.
- Tenha uma ideia que ofereça valor a um grupo de pessoas.
- Dê o primeiro passo depois de estruturar essa ideia (como gravar vídeos ou escrever sobre isso).
- Investigue sua especialidade e saiba como melhor transmiti-la digitalmente. O melhor formato de produto será aquele que transmitir o conteúdo da maneira mais clara para as pessoas.
- Identifique oportunidades no mercado online descobrindo as necessidades de outras pessoas (mesmo que, a princípio, o Produtor não tenha uma ideia específica do que fará). Para isso, é possível se inspirar no que outros produtores criaram ou até mesmo usar informações do Google Trends, por exemplo, para saber o que as pessoas estão mais procurando ultimamente nos sites de busca.
- Teste o produto antes de colocá-lo no mercado para entender seu valor real.
- Divulgue o produto.
- Não pare de atualizar seu produto. Saber mais sobre as novidades do mercado para produzir algo que atenda às necessidades e mantenha o público interessado e seduzido.
A diferença entre quem terá sucesso é a persistência e a vontade de aprender. Se você quer ser um empreendedor, incorpore que ter uma mentalidade de sucesso é tão importante quanto o sucesso em si.
É possível criar um produto digital com outras pessoas?
Se você deseja criar um Infoproduto, mas não deseja fazer isso sozinho, existe a possibilidade de atuar como co-produtor, associando-se a outras pessoas.
Você pode buscar um parceiro para ajudá-lo a administrar o seu negócio online, e cada um pode atuar em sua própria especialidade. Por exemplo, digamos que você seja um professor de inglês, um grande especialista no ensino deste idioma, mas não entende muito sobre produção de vídeo e mercado digital. Então a solução é você fazer uma parceria com um videomaker ou um especialista em marketing digital que será responsável pela produção de suas aulas, e então você pode se concentrar melhor na produção do seu próprio conteúdo.
Hoje também já existem agências de lançamento de produtos focadas em estratégias para o mundo digital que podem ajudá-lo.
Vale mais a pena ser um infoprodutor ou um afiliado?
Hoje, existem duas maneiras principais de trabalhar no mercado de produtos digitais: atuar como infoprodutor ou afiliado.
O Produtor Digital, como já mencionamos, é a pessoa que desenvolve os produtos, como cursos on-line e e-books.
O Afiliado, por outro lado, é a pessoa que anuncia esses produtos na Internet e recebe uma comissão por cada venda realizada (o que pode representar até 80% do valor total do produto!).
Saber se é melhor ser um Produtor Digital ou Afiliado dependerá muito do seu perfil.
Se você é uma pessoa que gosta de criar coisas novas, coloque as mãos na massa e seja o rosto do seu negócio (apareça em vídeos e dê entrevistas, por exemplo), ser um Produtor pode ser a melhor opção.
Por outro lado, se você preferir se aventurar em técnicas de vendas, publicidade online e preferir ficar nos bastidores, talvez seu perfil seja mais adequado para a profissão de afiliado.
De qualquer forma, as duas oportunidades são ótimas para quem quer ser seu próprio chefe e para você gerar renda online.
Nota: Uma profissão que cresce muito nos últimos anos é a do Gerente de Afiliados, que é quem gerencia os diferentes Afiliados de um Produto Digital. Se você é organizado e tem um perfil de gerente, isso também pode ser uma oportunidade para você.
Quais são os principais formatos de infoprodutos?
Existem vários tipos de produtos e o melhor formato será o que transmite o conteúdo da maneira mais adequada para o seu cliente.
Para algumas empresas, um e-book é suficiente e conveniente, pois permite fácil acessibilidade. Para materiais mais complexos, as videoaulas são as mais adequadas, porque o aluno também possui o recurso audiovisual para ajudá-lo a entender.
Em geral, existem os seguintes formatos de produtos digitais:
- Ebooks
- Cursos
- Manuais
- Serviços de assinatura
- Podcasts
- Sites de membros
- Materiais de oposição
- Música
- Ringtones
- Relatórios, pesquisa de mercado
- Softwares de Serviços online (incluindo SaaS)
- Aplicativos para celular
- Screencasts
- Cursos Online
- Conferências
- Filmes
- Modelos
- Códigos Fonte, scripts
- Imagens
- Fotos
- Ícones
- CD-chaves (e qualquer outro tipo de código de série)
- Revistas digitalizadas
- Obras e artigos
Para saber mais sobre os principais produtos digitais comercializados e suas particularidades, leia nosso post: 8 tipos de produtos digitais que você pode criar.
- Produtos complementares:
Nada impede que você forneça vários formatos associados a um único produto.
Seu e-book também pode ter uma versão em áudio e vídeo. Seu curso online pode fornecer consultoria complementar em outros canais, como o Facebook.
Você determina a melhor maneira de abordar, sempre de acordo com seu público.
Quais produtos digitais estão em ascensão?
Os produtos digitais estão cada vez mais em demanda e alguns nichos específicos estão crescendo no mercado.
Dê uma olhada nos principais nichos de produtos digitais em alta:
- Negócios e carreira
- Saúde e esporte
- Educação
- Relações pessoais
- Desenvolvimento pessoal
Quais produtos digitais são os mais famosos no mercado?
Existem milhares de produtos digitais que são muito bem-sucedidos na Internet e, se mencionássemos todos, esse post nunca terminaria. Pesquise cases para ver qual se encaixa melhor no que você procura, seja como consumidor ou produtor
Quais são os maiores mitos sobre produtos digitais?
O mercado de infoprodutos, apesar de estar em voga há alguns anos, ainda é novo para muitas pessoas. E é por isso que existem vários mitos em no universo de infoprodutos que você precisa desconstruir.
O primeiro deles é que é muito fácil ganhar dinheiro vendendo produtos digitais. E, embora seja um mercado acessível e com muitas possibilidades de sucesso, não é bem que funciona.
Afinal, este é um trabalho como outro qualquer: você deve se dedicar o suficiente para obter bons resultados.
E mesmo nesse sentido, muitas pessoas acreditam que os Produtores e Afiliados Digitais trabalham menos do que outros profissionais, ou que não precisam estudar, o que não é verdade.
Os grandes especialistas do mercado sempre estão se atualizando, realizam cursos e participam de eventos para descobrir as melhores estratégias de vendas, além de dedicar tempo suficiente à produção, otimização e disseminação de seus produtos digitais.
Outro mito amplamente difundido é que é preciso muito dinheiro para começar no mercado de infoprodutos, mas isso não deixa de ser lenda. É ainda possível criar cursos online gratuitos!
E, além dessas crenças equivocadas, há quem pense que é muito difícil desenvolver um produto digital. No entanto, hoje em dia você pode criar seu curso online ou e-book com ferramentas disponíveis na Internet, gratuitas e fáceis de usar.
Como criar um plano de negócios para vender infoprodutos?
Agora que você entendeu os principais conceitos relacionados aos produtos digitais, vamos falar sobre como começar a atuar e trabalhar neste mercado.
Porém, antes de iniciar a produção de infoprodutos, é importante falar sobre a criação de um plano de negócios.
Afinal, organizar-se é o primeiro passo para tornar seu começo e seu negócio online um sucesso.
O plano de negócios é o documento no qual você registrará seus objetivos de curto, médio e longo prazo e descreverá quais ações devem ser tomadas para alcançar os resultados esperados.
Este documento permite que você organize suas idéias e o guie pelo processo de criação de negócios, além de ser útil para capturar recursos com potenciais investidores no caso de você precisar.
Por isso, antes de começar a executar seu projeto, é altamente recomendável que você realize um planejamento estratégico e deixe tudo registrado para guiá-lo em cada etapa do trabalho.
Em seu plano de negócios, você deve incluir:
- O Negócio
- Análise de mercado
- Análise de concorrentes
- Análise de clientes
- Plano de marketing
- Plano de operações
- Plano financeiro
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, consulte nosso passo a passo para criar seu plano de negócios. negócios.
Vamos ao trabalho: como criar seu primeiro produto digital?
Agora sim. chegamos ao momento em que você estava esperando, certo?
Então, há uma grande variedade de formatos de produtos digitais que podem ser desenvolvidos e comercializados na Internet, mas aqui vamos focar nos dois principais: cursos online e e-books.
Podemos começar?
Como saber qual conteúdo criar?
Antes de pensar em como criar um produto digital, você deve dar um passo atrás e pensar em que tipo de infoproduto você deve desenvolver.
Eu tenho uma idéia!
Você não precisa esperar por algo incrivelmente inovador para chamar de “boa ideia”. Se você tem um produto oi serviço que agrega valor a um grupo de pessoas, está pronto para começar.
O primeiro passo é mais fácil do que você pode imaginar!
Se seu plano é dar um curso em formato de e-book, comece a escrevê-lo. Se estiver produzindo videoaulas, grave seu primeiro vídeo.
Por mais que não seja perfeito como você imaginou, o importante é que você já terá um protótipo do seu negócio online.
Depois de dar o primeiro passo, você deve validar seus negócios. Falaremos sobre isso mais adiante neste post!
Eu tenho uma habilidade!
Talvez você tenha alguma habilidade ou talento, mas não tem ideia de como transformá-lo em um negócio online.
Nesse caso, pesquise tudo relacionado ao seu universo e descubra como você pode transmitir seu conhecimento com um Produto Digital.
Não tenho uma ideia
Se você ainda não tem uma ideia específica, mas vê excelentes oportunidades no mercado de produtos digitais, não se preocupe.
Uma dica valiosa é prestar mais atenção ao ambiente em que você vive para identificar as necessidades das pessoas próximas a você.
Novas demandas e dúvidas surgem todos os dias, basta descobrir o que são. Sites como Quora, Reddit e Yahoo Answers podem ajudá-lo nessa busca.
Encontre suas paixões e hobbies, se você ainda não tiver uma, pode ser uma boa hora para estudar online e começar.
Veja em nossa loja alguns cursos que podem te ajudar com isso.
Procure também outros infoprodutos e inspire-se em negócios inovadores.
Se você não é um especialista, torne-se um ansioso para aprender!
Inicialmente, você pode criar um Produto Digital sem ser um especialista, mas se sua ideia for se tornar uma referência em um determinado tópico, é mandatório que você domine todas as áreas desse tópico. Caso contrário, como você transmitirá credibilidade aos seus clientes?
Participe de eventos sobre empreendedorismo e mercado digital. Dessa forma, você terá a oportunidade de entrar em contato com pessoas fascinantes e experientes com as quais talvez você não tenha a oportunidade de falar em sua vida diária.
Validando seu nicho
Depois de pensar em suas idéias e habilidades de negócios, você deve validar o nicho em que irá atuar.
- Pesquise usando ferramentas de palavras-chave para entender sua demanda de nicho, como o Google Keyword Planner, Ubersuggest e o SemRush.
- Entenda as tendências usando ferramentas como o Google Trends.
- Pesquise seus concorrentes e avalie a taxa de vendas de cada um.
- Se você já tem uma audiência, ofereça-lhes questionários e pesquisas para entender suas necessidades.
- Crie uma versão muito básica do seu infoproduto (falaremos sobre isso mais adiante neste artigo) e teste sua recepção no mercado.
Como criar cursos online?
Para criar um curso on-line, você deve dividir seu trabalho em três etapas:
- Pré-Produção
- Produção
- Pós- produção
Aqui, focaremos na produção do próprio produto digital, mas lembre-se de que, antes de iniciar qualquer coisa, você deve pesquisar sobre o nicho e também definir a persona do comprador., que representará seu cliente ideal e guiará toda a sua estratégia.
Dicas Importantes:
Estruture seu curso
O primeiro passo para começar a trabalhar é definir a estrutura do seu curso, ou seja, montar um esqueleto de todos os módulos que serão criados e as videoaulas que farão parte de cada um.
Este esquema funcionará como base para você criar seus scripts, que será o próximo passo a seguir.
Crie seu script
O script é o documento que o guiará quando você gravar as aulas e ajudará a garantir que seu conteúdo seja relevante, didático e que atenda aos objetivos do curso.
Leia nosso artigo Ação: um guia sobre como criar um script de classe de vídeo.
Compre o equipamento necessário
Para criar seu curso online, você precisará de alguns equipamentos básicos, como uma câmera e um microfone.
Isso não significa que você deve investir muito dinheiro, você pode até começar com a câmera do seu smartphone e com um microfone de lapela barato.
Aqui no blog, você pode ver as melhores câmeras de gravação e as dicas mais úteis para escolher seu microfone.
Ah, também é importante pensar em iluminação, pois esse é um aspecto que pode afetar bastante a qualidade dos seus vídeos. Você pode optar por luz natural (ao gravar em um ambiente bem iluminado) ou fazer iluminação artificial caseira.
Prepare seu cenário
O cenário em que você gravará seus vídeos é muito importante, pois pode facilitar muito a conexão do seu público com você, além de permitir transmitir melhor seu profissionalismo e credibilidade.
Aqui você pode escolher dois tipos básicos de cenários:
- Um ambiente doméstico com elementos relacionados ao seu curso e que mostram sua personalidade, como pinturas, almofadas e elementos de decoração em geral.
- Um fundo de cor sólida, que traz mais sobriedade ao palco e faz com que seu público se concentre mais em você.
Além disso, também é importante cuidar do isolamento acústico do ambiente, para que seu áudio não tenha ruídos que distraiam seus alunos.
Escolha lugares tranquilos longe da rua ou de outros ambientes barulhentos em sua casa ou escritório.
Outra dica é usar espumas acústicas ou, no caso de um orçamento baixo, optar por tapetes, cobertores e sofás com almofadas que podem reduzir o eco durante as gravações.
>> Veja como criar um estúdio de gravação doméstico.
Comece a gravar!
Depois de montar o cenário e orgaizar o equipamento, era hora de brilhar na câmera.
Aqui, alguns equipamentos adicionais e acessíveis, como um teleprompter e um tripé, podem fazer a diferença.
Além disso, uma boa estratégia para aumentar seu desempenho é treinar técnicas de falar em público para melhor instruir, encantar e excitar seu público.
Veja aqui o ebook Falar em Público
Vale lembrar que, para obter um áudio de qualidade, é interessante gravar o som com um microfone separado da câmera, como mencionamos no tópico anterior.
Você pode “cometer erros” em seu vídeo quantas vezes quiser, porque, no momento da edição, excluirá tudo o que não for bom e deixará o conteúdo “redondo”. É sobre isso que vamos falar agora.
Edite seu vídeo
Quando a gravação estiver pronta, você deverá editar o conteúdo usando um programa de edição. O Shotcut, por exemplo, é gratuito e muito intuitivo.
Neste momento, você irá:
- Eliminar cenas com erros e falhas.
- Adicione uma trilha sonora, se necessário.
- Inclua cenas B, como clipes, slides e imagens.
- Insira conteúdo (títulos e frases para enfatizar o conteúdo).
- Faça o que for preciso para tornar seu conteúdo educacional e envolvente.
Hospede suas aulas de vídeo
Quando seu conteúdo é gravado e editado, você só precisa hospedar as aulas em uma plataforma na qual seus alunos possam acessá-las.
Recomendamos o Hotmart Club, uma área de membros gratuita focada na experiência do aluno e na experiência do Produtor Digital.
Como criar Ebooks?
E-books e cursos on-line, você só deve desenvolver quando já possui seu nicho de mercado e a persona (seu comprador) bem definidos. Depois Só depois disso você pode começar a trabalhar para desenvolver seu conteúdo.
Faça uma pesquisa
Fazer uma lista relacionada aos tópicos que você discutirá é essencial para garantir que seu conteúdo seja o mais completo possível e que cure a “dor” do seu leitor.
Descubra o que seus concorrentes estão dizendo sobre o assunto, procure livros, assista a canais do YouTube especializados em seu nicho, assista a documentários … Enfim, absorva todo o conhecimento possível!
Estruturar o conteúdo
O próximo passo na criação do seu e-book é entender como você resolverá os problemas da personalidade do comprador e como organizar os capítulos para fornecer as informações da melhor maneira possível ao seu leitor.
Faça uma lista dos tópicos e subtópicos. A idéia aqui é esboçar o esqueleto do seu conteúdo, que o guiará quando você escrever o livro.
Escreva, escreva, escreva!
Este é o momento de colocar todo o seu conhecimento sobre o assunto no papel, de uma maneira didática e interessante que cativa seu leitor.
Aqui estão algumas dicas para escrever bem:
- Seja objetivo e claro.
- Ofereça algo diferente do que já existe.
- Crie uma estrutura digitalizável (use legendas, tópicos, listas, tabelas e qualquer outra coisa que facilite a leitura).
- Ofereça exemplos e ilustre o conteúdo sempre que possível.
- Use uma linguagem amigável e de fácil leitura.
- Use a gramática adequada e verifique a ortografia.
Crie o design do seu Ebook
O design de um e-book é tão importante quanto o conteúdo, e se você deseja oferecer um Infoproduto de qualidade, é muito importante que você cuide do seu aspecto visual com carinho.
No entanto, isso não significa que você precise contratar um designer profissional ou aprender técnicas super avançadas de Photoshop.
O Canva por exemplo é uma boa opção para quem deseja criar um livro digital de maneira fácil e prática, mas sem negligenciar a qualidade do produto.
Faça a revisão
Antes de espalhar o seu produto, é importante fazer uma revisão para garantir que tudo esteja bem. Se necessário, peça a um amigo para ajudá-lo ou contrate um freelancer.
Um site indicado para freelancer e que tem preço acessível é o 20 pila
Hospede seu produto digital em uma boa plataforma de distribuição
Para entregar automaticamente o produto aos compradores e receber pagamentos, você deve usar uma plataforma digital confiável.
A partir daqui, recomendamos o Hotmart, que é 100% seguro e não possui anuidade ou taxa de registro, mas não é preciso dizer que você pode perguntar a outros Produtores Digitais qual plataforma eles recomendam e escolher o melhor para você.
Como definir o preço para seu produto digital?
Você deve considerar alguns pontos antes de estabelecer o preço do seu produto digital, incluindo:
- Despesas de produção
- Preços oferecidos pela concorrência
- Perfil do seu público-alvo
- Projeção de lucros do produto
- Valor do produto para o seu cliente
Este último item é importante porque indica o quão é valioso e útil esse conteúdo para o seu cliente. Quanto mais valioso for para ele, mais você pode cobrar pelo seu produto digital.
(Para entender melhor esse assunto, leia nossa postagem sobre como precificar seus produtos digitais).
Como proteger seus produtos digitais?
Muitas pessoas pensam que os produtos digitais, como são comercializados e consumidos no ambiente virtual, são muito suscetíveis ao plágio e à troca ilegal, mas isso pode ser evitado se você tomar precauções para se proteger.
Você pode registrar seu trabalho no site da Biblioteca Nacional, que garante seus direitos como autor do seu e-book ou curso online. E não há razão para se preocupar, pois a lei de direitos autorais também funciona na Internet.
Além disso, é recomendável que você tenha uma plataforma que possua um sistema de proteção para arquivos PDF e EPUB, evitando assim que seu conteúdo digital seja invadido.
A Hotmart, por exemplo, possuí o DRM Social, que insere o nome e o email do comprador em todas as páginas do Produto Digital, tornando ainda mais difícil o compartilhamento ilegal de arquivos.
Como validar seu produto no mercado?
Se você é um Produtor Digital iniciante, ou mesmo se está lançando um novo produto, a melhor maneira de saber se ele funciona ou não é através de testes.
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas pensam em fazer algo logo no começo, sem nem mesmo entender como seu produto funciona no mercado.
Isso também se aplica a produtos digitais e é aqui que você deve introduzir o conceito de Produto Mínimo Viavel (MVP) ou produto mínimo viável.
Se sua idéia é produzir um curso completo de treinamento, por exemplo, você pode gravar alguns vídeos e oferecê-los a uma pequena amostra do mercado, para pessoas que se encaixam no perfil do seu público.
Valide-o também apresentando-o a profissionais que já estão no ambiente digital, pergunte-lhes o que eles fariam de diferente e como você poderia melhorar. Experimente quantas vezes for necessário. Então, com o seu MVP aprovado, será hora de se concentrar nas estratégias de vendas.
Onde vender seu produto digital?
Para obter visibilidade digital, é altamente recomendável que você tenha uma página de vendas, onde apresentará suas soluções, benefícios, métodos de pagamento, garantias e todas as informações necessárias para convencer o comprador a comprar o produto.
>> Confira as melhores dicas para fazer uma descrição irresistível do seu produto!
Oferecer Hotmart e Hostagtor
Existem plataformas para produtos digitais, como o Hotmart, que fornecem toda a infraestrutura que você precisa para realizar vendas online, incluindo rastreamento real de vendas, área de membros e meios de pagamento, fora outros recursos importantes para as necessidades do Produtor Digital.
Você pode procurar a plataforma ideal para o seu negócio, observando outros Produtores Digitais que já usam esse tipo de recurso ou acessando nossa postagem que mostra como escolher a melhor plataforma para o seu curso on-line.
É importante lembrar que, para registrar seu produto em uma plataforma digital, você terá que passar por uma avaliação para não violar nenhum termo de uso. Você pode verificar aqui os principais motivos de uma reprovação.
Como espalhar seus produtos digitais?
Existem vários canais para você anunciar seus produtos, mas lembre-se de que você deve estar onde está seu público.
Abaixo, listamos as principais estratégias usadas pela maioria dos empreendedores digitais:
Ofereça conteúdo valioso ao seu público-alvo
Antes de pensar em divulgar seu produto na Internet, pense em se tornar uma referência em seu nicho. E, para isso, uma excelente estratégia é oferecer um conteúdo valioso ao seu público, para ajudá-lo a resolver seus problemas.
Quando você entrega conteúdo gratuito que é realmente útil, o público começa a vê-lo como uma autoridade nesse tópico e começa a confiar em você, o que também acionará o seguinte princípio: se o que você oferece gratuitamente já é incrível, imagine o que sensacional que será o produto que você vende!
Para colocar essa técnica em prática, você pode usar diferentes canais, como um blog, YouTube ou redes sociais.
O mais importante é que você ofereça o conteúdo que a sua persona de comprador realmente precisa (não apenas o que você acha interessante). Para fazer isso, pesquise usando ferramentas de palavras-chave ou sites como answererthepublic.com.
Use o e-mail marketing
O e-mail é uma ferramenta poderosa e pode ser considerada seu grande aliado a partir de agora.
Se uma pessoa cadastrar na sua plataforma o e-mail dela, significa que você tem permissão para falar diretamente com ela.
Existem muitas ferramentas de marketing por email com as quais você pode enviar emails personalizados e analisar métricas relacionadas ao acionamento de mensagens.
O MailChimp, por exemplo, é um deles, e você pode usá-lo gratuitamente ao iniciar o seu negócio.
Automatização de emails oferecer a Leadlovers
No entanto, você deve ter muito cuidado com essa estratégia e isso significa que o email só funciona bem se o destinatário estiver realmente interessado em receber suas mensagens.
Para capturar os contatos de potenciais compradores, você pode usar a técnica mencionada no tópico anterior, oferecendo materiais como e-books gratuitos e minicursos em troca do e-mail do leitor, explicando que você usará essas informações para contatá-lo por e-mail enviar.
Interaja nas redes sociais
A grande vantagem das redes sociais é que, através delas, você pode se conectar ao seu cliente conversando muito de perto com ele.
Mas cuidado: cada rede social tem suas peculiaridades! … Criar uma conta em cada nova rede que aparecer pode deixá-lo desorientado, embora, para evitá-lo, você também possa usar ferramentas como o Buzzsumo, que o ajudarão a medir o desempenho de seus negócios nos vários redes sociais.
Não deixe de criar uma boa estrutura de gerenciamento de mídia social para monitorar todos os seus canais de comunicação com seu público.
Vale lembrar que, embora este seja um dos melhores canais para promover produtos digitais, você não deve abusar de publicações com foco em vendas. Em outras palavras, em vez de gastar todo o seu tempo conversando sobre seu produto, você precisa se concentrar em oferecer conteúdo valioso ao seu público.
Aqui estão mais dicas:
Anuncie
Sem dúvida, publicar anúncios é uma das melhores maneiras de vender produtos digitais na Internet.
Se você deseja fazer sua primeira venda ou até lançar um novo produto, esse é definitivamente o caminho mais curto (no entanto, você precisará investir um pouco de dinheiro).
Existem diferentes tipos de anúncios que você pode fazer na Internet, como:
- Rede de Pesquisa do Google.
- Red de Display de Google.
- Stories patrocinados no Instagram.
- Anúncios no Facebook e etc.
Leia ou publique Como comprar tráfego na web.
Aproveite os programas de afiliados
Ao ingressar em um programa de afiliados, você encontrará pessoas interessadas em promover os produtos de terceiros.
A cada venda, os Afiliados recebem uma comissão e eles e os Produtores ganham dinheiro. A grande vantagem oferecida pelo sistema é que seu produto ganha visibilidade e suas oportunidades de vendas aumentam.
Essa é uma das estratégias mais eficazes para vender produtos digitais, principalmente porque, se você não é especialista em vendas, pode contar com alguém que é!
Como é o ciclo de vida dos infoprodutos?
Depois de começar a vender seus produtos digitais, você precisa estar ciente do ciclo de vida deles. Isso permitirá que você faça alterações quando necessário para evitar a desatualização do seu conteúdo.
O ciclo de vida de um produto digital possui quatro estágios básicos:
- Apresentação: quando você começa a atrair clientes e realizar as primeiras vendas.
- Crescimento: quando suas estratégias de marketing são consolidadas e as vendas aumentam.
- Maturidade: quando o produto já está estabelecido no mercado e possui vendas estáveis.
- Recusa: quando o conteúdo se torna obsoleto ou as vendas estagnaram.
Você precisa estar atento às métricas de vendas (como custo por cliente, taxa de rotatividade ou ticket médio) para agir quando necessário.
>> Confira nossas sugestões para manter seus produtos digitais atualizados!
Uma dica de ouro: mantenha-se atualizado sobre o mercado de infoprodutos!
Aqui, o conselho é para quem realmente vê o potencial do mercado digital.
Se seu objetivo é se tornar um grande produtor digital e talvez uma referência para o seu mercado, chegou a hora de produzir materiais ricos e poderosos que realmente oferecem valor ao seu público e, assim, atraem mais clientes.
O que significa isto?
Sempre se atualize com as notícias do mercado, entreviste seu público e descubra novas necessidades para satisfazê-lo.
Encontre um excelente conteúdo de referência e atualize suas estratégias.