Qual é a diferença entre misticismo e esoterismo?
Este é um tema um pouco polêmico, mas importante – marcando a distinção entre duas idéias semelhantes, misticismo e esoterismo. Pelo menos, semelhante à primeira vista.
Sim, sabemos que intelectualizar tudo é perigoso e, de certo modo, redundante, mas, precisamos marcar um ponto de partida. Então vamos lá.
Aqui é a “realidade” como a entendemos: café, carros esportivos, ternos, chuveiros, pores do sol, o resto. Porém, sabemos que há mais do que a “realidade”. Isso nos deixa incomodados mais que uma pedra no sapato. A cada passo, sentimos a pedra lá, mas não sabemos exatamente pelo que estamos sendo incomodados.
E quando decidimos investigar, começamos nossa viagem rumo à transcendência.
Como exatamente se transcende a “realidade” para entender a Verdade da realidade? Resumidamente, vamos expôr o que é misticismo e o que é esoterismo para entendermos as coisas – principalmente para aprendermos.
A maioria pode não perceber a diferença, pois o misticismo e o esoterismo são rotineiramente trocados, mas existe.
Misticismo
Para iniciantes, o misticismo vem do adjetivo grego mystikos (μυστικός, -ή, -όv), que é simplesmente usado para denotar qualquer coisa relacionada aos mistérios. A palavra para iniciação ou mistério (μυστήριov), um mistério ou iniciação secreta, era a forma substantiva normalmente usada entre os gregos.
Para aqueles indivíduos que passaram pelos rituais, a fim de entender essa “realidade suprema”, seja pela identificação dela ou pela percepção consciente dela, foi usada a palavra mystes (μυστής) – a palavra da qual somos místicos.
Eis a questão. Alguém místico passou por um conjunto de iniciações para aprender sobre a realidade inexplicável? Ou era um indivíduo que, por sua intuição, buscava esse entendimento da realidade inexplicável?
E o que exatamente era o “entendimento” da realidade inexplicável? Foi uma experiência direta ou indireta? Você poderia simplesmente ser informado sobre o que é a realidade inexplicável e concordar com ela? Ou você teve que experimentar por si mesmo?
Um místico tem como objetivo utilizar as ferramentas, habilidades ou práticas de uma pessoa para alcançar a união com essa realidade inexplicável, essa unidade da existência. Existem muitos nomes para ele – Nirvana, Gnose, Samadhi, Iluminação etc. Isso por si só indicaria que um místico não era alguém que estava simplesmente intelectualmente envolvido com a realidade suprema e em que consistia, mas sim que um místico era alguém que teve experiência direta de sua existência.
O misticismo não é uma prática intelectual, mas uma experiência real e prática. As ferramentas, habilidades ou práticas utilizadas por um místico teriam que ser testadas em campo e provadas serem eficazes. Eles teriam que trabalhar e produzir resultados. O que nos leva à noção de que algumas religiões importantes têm um componente místico, como a Cabala com o Judaísmo, o Sufismo com o Islã, o Gnosticismo com o Cristianismo. Ou poderíamos falar sobre os cultos misteriosos antigos, como o orfismo ou os mistérios eleusinos.
Cada corpo de conhecimento teria desenvolvido métodos eficazes para alcançar a unificação com a realidade inexplicável, a Deidade, o divino ou Deus, por mais que se deseje defini-la.
Assim, o místico é um indivíduo que acredita que existe um estado de existência mais profundo além da rotina diária da existência e busca a verdade sobre o relacionamento de si mesmo e essa realidade última. A maneira como o místico decide fazê-lo depende de suas várias influências culturais, mas o místico usa essas ferramentas / habilidades para atingir seu objetivo de união com a realidade inexplicável. O místico, portanto, baseia-se na experiência direta, e não no conhecimento ou na teoria indiretos.
Esoterismo
Do adjetivo grego esoterikos (ἐσωτερικός, -ή, -όv), obtemos a palavra “esotérico”. Este adjetivo grego antigo é na verdade uma forma comparativa de eso ou eiso (ἔσω ou ἔισω), que significa “dentro”. Então, algo que é esotérico é algo que vem ou é caracterizado como algo interno ou interno.
Essa característica, de algo interno ou encontrado no interior, pode se referir a um grupo cujas práticas são conhecidas apenas por aqueles que são membros desse grupo. Por exemplo, os princípios e crenças dos gnósticos em oposição aos do cristianismo. Em outras palavras, o grupo menor (gnósticos) dentro do grupo maior (cristãos) pode ter crenças mais especializadas construídas sobre uma estrutura maior de crenças do grupo maior. E somente os membros desse grupo entenderiam os ensinamentos.
Ou, possivelmente, poderia se referir ao corpo de conhecimento – como significando aquelas idéias ou conceitos focados em questões internas, ou questões da alma, como autotransformação e transcendência. Esse trabalho interno, encontrado dentro de um grupo interno, seria definitivamente definido como secreto para o mundo exterior, ou para o grupo maior do qual esses ensinamentos teriam sido construídos.
A iniciação seria uma característica importante ao descrever como exatamente o corpo de conhecimento de um sistema esotérico teria sido aprendido e transmitido. Para entender os conceitos, seria preciso primeiro expor a eles. Seguido a esse processo, o conhecimento esotérico também teria incorporado um processo de filtragem pelo qual o iniciado seria identificado como um possível candidato. Se provado ser digno, o candidato passaria pelas iniciações e chegaria como um meio de conhecimento esotérico, funcionando como um membro totalmente endossado desse seleto grupo.
O termo esotérico passou a ser associado a conhecimentos ou ensinamentos difíceis ou difíceis de assimilar ou entender. Naturalmente, isso levaria à associação do conhecimento esotérico como “secreto” ou mesmo “oculto”.
Misticismo x Esoterismo
À primeira vista, parece extremamente difícil diferenciar os dois. Ambos os campos parecem lidar com material muito específico e difícil – mas isso não é verdade. O misticismo lida especificamente com a conquista da Verdade, com o entendimento da realidade inexplicável e com o conhecimento do relacionamento da pessoa com ela. Isto é obtido através da experiência, através da percepção direta do estado divino, de Deus, da verdadeira “realidade”.
O conhecimento esotérico poderia conter mais discernimento e mais conceitos, ferramentas, habilidades ou práticas que podem ajudar a guiar um místico, mas também poderia conter informações que se baseariam em um corpo de trabalho já existente. Em outras palavras, muitos caminhos místicos não introduzem conhecimento espiritual suplementar, mas insistem em ganhar a experiência da união por meios práticos.
Assim, um místico não é necessário um esoterista, mas o conhecimento esotérico pode conter ensinamentos místicos.