andar de bicicleta

Andar de bicicleta – principais benefícios

Comece a andar de bicicleta hoje mesmo

Andar de bicicleta e usá-la como meio de transporte é uma ideia mais realista a cada dia. As ciclovias, a cultura do ciclismo e a acessibilidade, entusiasmaram milhares de pessoas a começarem a usar esse meio de transporte ao invés de ônibus, metrô e até mesmo o carro. Se você ainda não começou a pedalar, deixamos aqui muitos motivos para não você analisar.

andar de bicicleta
  1. Saúde Cardiovascular melhora ao andar de bicicleta
    O benefício mais direto do ciclismo será o de nossa saúde cardiovascular. 30 minutos andando de bicicleta já começam a trazer esses benefícios, tempo suficiente para queimar até 200 calorias, reduzir o colesterol e as gorduras nocivas que, enfim, são as substâncias que engordam e prejudicam nosso coração.
  2. Saúde mental e bem-estar
    Outro de seus grandes benefícios é à favor de nossa saúde mental, tornando-nos mais positivos e mentalmente mais fortes. Além disso, há um aumento na longevidade dos praticantes de ciclismo e também um aumento nas defesas do organismo.
  3. Ciclistas verdes
    Por fim, o ciclismo é um esporte que também traz benefícios para o meio ambiente, pois não produz gases ou efeitos poluentes.
  4. Melhora a resistência dos músculos
    Pedalar, como em outros exercícios, exige força muscular. O ciclismo é um dos raros esportes que acaba trabalhando todos os grupos musculares do seu corpo, ou seja, seus braços, pernas e outros membros ganharão mais força e resistência ao andar de bicicleta.
  5. É um exercício de baixo impacto para suas articulações
    Como no ciclismo você está sentado no selim da bicicleta, o impacto com o chão não sobrecarrega as suas pernas e juntas.
    A bicicleta é quem recebe os impactos de qualquer pancada, reduzindo muito o impacto nas suas articulações, principalmente dos pés e dos joelhos.
    Andar de bicicleta se torna o esporte perfeito caso você tenha alguma restrição quanto a exercícios de impacto como: correr, jogar bola, jogar tênis…
  6. Elimina as toxinas corporais
    Ao pedalar você sua, e ao suar você elimina com maior facilidade as toxinas do seu corpo. Seu corpo funciona sempre melhor com menos toxinas. Então, andar de bicicleta é ótimo para manter seu corpo limpo e livre das toxinas.
  7. Rejuvenesce
    Um estudo focado em envelhecimento que a pesquisadora Janet Ford coordenou na Universidade de Bromingham comprovou que pedalar ajuda a sua pele a ficar mais jovem e saudável.
    Foram comparados 125 ciclistas amadores e pessoas sedentárias neste estudo e ficou comprovado que a força e o tônus muscular das pessoas que pedalavam, mesmo com o decorrer do tempo, permaneceu como as de um jovem.
    A pesquisa também constatou que andar de bicicleta melhorava o sistema imunológico, fortalecendo-o. Ou seja, pessoas que pedalavam estavam menos suscetíveis aos ataques de bactérias e vírus.
  8. Regula sua pressão arterial
    Assim como os músculos, suas artérias também ficam mais tonificadas ao andar de bicicleta, assim como o relaxamento e contração delas ficam mais rápidos auxiliando na redução da pressão arterial. Por isso o seu coração também agradece mais uma vez.
  9. Melhora a circulação sanguínea
    Ao andar de bicicleta seu organismo exige mais oxigênio para se alimentar, seus batimentos cardíacos aumentarão e seu sangue, para suprir a necessidade mais rápida deste oxigênio correrá mais rápido pelas suas veias e todo o seu corpo. Isso só fará sua circulação e seu corpo melhorem e tenham um melhor desempenho.
  10. Reduz os índices glicêmicos
    A glicemia também é reduzida com a prática de pedalar. Ao andar de bicicleta frequentemente os seus níveis de açúcares no sangue são equilibrados. Isso reduz a possibilidade do desenvolvimento de diabetes, principalmente a do tipo II, senil.
  11. Auxilia na criação de novos relacionamentos
    Você não precisa pedalar sempre sozinho certo? Você pode chamar seus amigos ou até conhecer novas pessoas ao andar de bicicleta. Você pode até acompanhar uma turma que já pedala.
    Seja nas redes sociais, ou nas próprias lojas que vendem bicicletas, você poderá encontrar o grupo perfeito ao seu nível de pedal.
    Como todo esporte, andar de bicicleta exige treino, dedicação, responsabilidade, constância e disciplina e isso ajuda muito no seu dia-a-dia e nas parcerias ou amizades de uma vida toda.
    Seja pedalando em trilhas, na estrada, nos parques e nas ciclovias, você entrará em contato com outras pessoas que já tem um objetivo comum ao seu: andar de bicicleta. Isso é um aproximador de pessoas e auxilia na criação ou fortalecimento dos relacionamentos. Incrivelmente isso acontece até nos ambiente mais inóspitos, como as grandes cidades.
  12. Economiza seu dinheiro
    Este pode ser um grande incentivo para que você comece. Sim, pedalar pode te ajudar a economizar e juntar dinheiro.
    Como já citamos anteriormente, você pode pedalar para ir ao trabalho economizando com transporte público.
    Vai economizar também com gasolina e com manutenção do seu carro, se você é dos que vai trabalhar com seu próprio automóvel. Já pensou conseguir financiar um carro melhor para os seus momentos de lazer por causa da economia saudável de ir trabalhar de bicicleta?
    O dinheiro economizado pode ser usado também para outras coisas que queira como: viajar, sair mais nos finais de semana, ir mais ao cinema ou teatro, investir mais dinheiro…

    Conheça o Curso Segredos do Bitcoin e aprenda a investir definitivamente seu dinheiro nas criptomoedas
  13. Aumenta a endorfina e a estamina no seu corpo
    A endorfina é um dos hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem-estar. E ela é altamente beneficiada e liberada quando você faz exercícios.
    Ao andar de bicicleta, seu organismo também libera no seu organismo a estamina, extremamente benéfica para o seu organismo.
    A estamina aumenta a sua capacidade de resistência à atividade física. Ou seja, se você pedala sempre, estará aos poucos incrementando
    sua capacidade de se cansar ao longo do tempo, o que possibilitará que cada você se exercite cada vez mais e por mais tempos. E ela “vicia”. O corpo começa a pedir que você se exercite para que ela seja liberada no organismo. Essa resistência é também muito benéfica em várias tarefas do seu dia a dia, como suas aulas fitness, as brincadeiras com seus filhos ou sobrinhos, a arrumação da casa…
    Só fique atento, o benefício da estamina acontece com o tempo e a prática frequente de esportes, então não espere que isso aconteça em suas primeiras pedaladas. Continue pedalando progressivamente a cada dia.
  14. Pedalar é um grande aliado da recuperação de lesões ósseas e da artrite.
    Tendo um problema de articulações ou não, pedalar vai te beneficiar muito hoje ou em um futuro.
    Ao pedalar você fortalece sua musculatura e melhora a sua coordenação motora. A musculatura é extremamente importante para ajudar na sustentação do corpo e proteger as articulações e a coordenação motora auxilia no seu equilíbrio e consequentemente na prevenção de quedas, que se torna mais comum com a idade.
  15. Reduz o colesterol
    Como todo exercício, andar de bicicleta estimula e aumenta o metabolismo o que auxilia o organismo queime rapidamente as substância que geram o colesterol ruim (LDL).
  16. Melhora o seu psicológico
    Pedalar te ajuda a reduzir o stress, ajuda no tratamento da ansiedade e depressão e é um excelente remédio para os dias que você está se sentindo pra baixo.
    Na correria do mundo moderno, a pressão e um dia-a-dia desgastante podem auxiliar muito no desenvolvimento do stress, da depressão ou da ansiedade, entre outros transtornos. Andar de bicicleta é com certeza um forte aliado nesses casos.
    Como já falamos, os exercícios físicos, assim como pedalar, auxiliam na liberação de endorfina no organismo, o hormônio do prazer e do bem-estar, consequentemente ajudando na prevenção ou no tratamento destas desordens mentais.
    Você sabia que pedalar 30 minutos, 2 vezes na semana, já te ajudarão muito com isso? Aproveite!

Neste post trouxemos 16 benefícios de andar de bicicleta. Há muitos outros, mas esses deixamos que você descubra pedalando! Mas não esqueça, aliando uma alimentação saudável e balanceada também pode te ajudar com muitos destes benefícios.

Aprenda a fazer Marmitas saudáveis e equilibradas para o seu dia a dia com ou até empreender com os cursos: Marmita Saudável e Fit Lucrativo.

Você não tem mais desculpa para se tornar ciclista e usar sua bicicleta como o seu principal meio de transporte. Com certeza a sua bike vai te retribuir com muitos benefícios não só físicos como psicológicos!

Se você gostou, comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

andar de bicicleta Andar de bicicleta - principais benefícios andar de bicicleta aumenta os gluteos andar de bicicleta engrossa as pernas andar de bicicleta perde barriga beneficios de andar de bicicleta para o corpo beneficios de andar de bicicleta para os musculos benefícios em andar de bicicleta bike ciclismo corpo de quem anda de bicicleta desvantagens de andar de bicicleta pedalar Principais benefícios de andar de bicicleta principais benefícios em andar de bicicleta quais os beneficios de andar de bicicleta

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido!
Open chat
Precisa de ajuda?